Sindsep denuncia aumento de casos de Covid-19 nos CEUs

"Bruno Covas coloca em risco a vida de crianças, adolescentes e trabalhadores" Luba Melo, diretora do Sindsep.

Campanha do Sindsep denuncia contágio de Covid-19 no CEU-Butantã
Escrito en OPINIÃO el

O Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo denuncia que a abertura dos Centros Educacionais Unificados (CEU) põe em risco a saúde dos trabalhadores, das crianças, jovens e seus familiares, além da comunidade do entorno que frequenta essas unidades educacionais.

De acordo com o Sindsep a abertura dos CEUs é precipitada, pois ignora a orientação de especialistas num momento onde há aumento de casos na cidade. Para o sindicato essa medida tem intenções eleitoreiras, já que o atual prefeito Bruno Covas disputa o segundo turno das eleições na capital paulista.

Vinte um casos de Covid-19 em uma semana na rede CEUs

De acordo com os próprios dados da Secretaria Municipal de Educação até 13 de novembro; em toda a rede dos CEUs, haviam 11 casos de servidores e 10 casos entre trabalhadores terceirizados (entre suspeitos e confirmados). Só no CEU- Butantã há 8 casos suspeitos e 2 confirmados.

O Sindsep aponta que o de número de internações por Covid na rede municipal de São Paulo aumentou 26% na última semana.

Dados apresentados pelo governo do Estado apontam que houve um aumento de 29,5% nos casos de Covid-19 na cidade de São Paulo, em relação a primeira quinzena de outubro. Até o dia 17 de novembro foram 333.009 casos confirmados e mais de 15 mil destes só em novembro e mais de 14 mil mortes desde o início da pandemia. Além disso, o número de internações na rede municipal em novembro chegou em 45% de ocupação nas UTIs. No mês passado, no mesmo período, o índice de ocupação era de cerca de 35% dos leitos.

De acordo com a diretora do sindicato, Luba Melo, o Sindsep está tomando todas as medidas legais, para exigir o imediato fechamento dos CEUs e orienta os trabalhadores a não realizarem atendimento que coloque suas vidas e a vida da população em risco.

Melo argumenta que não é hora de abrir os CEUs, nem de retornar às aulas. Não podemos aceitar esta decisão apressada e realizada sem qualquer debate público, ainda mais em um momento eleitoral." Isso coloca em xeque as intenções do atual prefeito: "Bruno Covas coloca em risco a vida de crianças, adolescentes e trabalhadores", afirma a diretora do Sindsep.

Com informações do Sindsep