BLOGS

L de Lula: artistas criam "logos" para a marca registrada do candidato petista

Editor especializado em quadrinhos Rogério de Campos criou o projeto para reinventar o já célebre gesto que acompanha o país desde 1989

Caco Galhardo
Escrito en BLOGS el

"Fazer o L" acompanha os brasileiros há pelo menos 33 anos, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi candidato à presidência pela primeira vez. Na alegria e na tristeza: foram três derrotas "fazendo o L" (em 1989, 1994 e 1998) até o petista finalmente chegar à vitória, em 2002. Agora, na sexta vez que Lula se lança candidato e quando o dedo polegar esticado e o indicador levantado se opõem à "arminha" do bolsonarismo, artistas resolveram reinventar o já célebre gesto.

A ideia foi do editor especializado em quadrinhos Rogério de Campos, da Veneta, que lançou o convite público com o objetivo de postar as "logos" nas redes sociais (facebook, instagram e twitter) e homenagear Lula. O primeiro a ser publicado foi o consagrado designer Rico Lins, que criou um L pixelado a partir de uma fotografia. 

Rico Lins

Depois veio o premiado quadrinista João Pinheiro, indicado ao prêmio Jabuti em 2017 pela biografia em HQ da escritora Carolina Maria de Jesus, autora do clássico Quarto de Despejo. Para a "logo" de Lula, João desenhou as imagens superpostas de uma menina, casas na periferia e o L em destaque. 

João Pinheiro

E o negócio não parou mais de crescer. Até agora são 60 artistas e mais de 100 desenhos, que vão sendo publicados à medida que a campanha eleitoral avança. "Acho que deu certo porque é uma proposta que, mantendo um eixo, permite diferentes abordagens por cartunistas, quadrinistas, desenhistas gráficos, artistas plásticos, fotógrafos ou qualquer um", diz Rogério de Campos. "Uma das colaborações que mais gostei foi a de um poeta, Ademir Demarchi, que simplesmente pegou uma tira gringa e pintou de vermelho os pés de um personagem que formam um L." 

Bob Thaves e Ademir Demarchi

Nomes consagrados da HQ e do cartum nacionais, como Laerte, Marcelo Quintanilha e Marcelo D'Salete também entraamr na onda. 

Laerte

 

Marcelo Quintanilha
Marcelo D'Salete

Rogério de Campos conta que não imaginava que ia ter tanta adesão, já que a página foi criada espontaneamente, sem nenhuma influência da campanha de Lula. "Não sei se a campanha do Lula vai usar. O L de Lula é uma campanha não requisitada, não remunerada e, por tanto, incontrolável", diz o editor. E camisetas, vão rolar? "Não sei. Meu negócio é só colocar nas redes sociais e convidar mais desenhistas."

"Fiz inspirada no grupo de mulheres do PT que tinha como símbolo uma bruxa na vassoura, a lua e a estrela. Quando criança ganhei um PIN com essa imagem em uma campanha e ficou marcado aqui", explica a artista Amma sobre seu L enluarado, ao estilo da antiga série de TV A Feiticeira

Amma

Os artistas que quiserem participar podem entrar em contato com Rogério nas páginas do projeto no instagram, twitter ou facebook. Veja abaixo mais desenhos com o L de Lula. 

Gabriel Bá

 

Benson Chin

 

Osvaldo Pavanelli

 

Álvaro Maia

 

Fábio Vermelho

 

Ana Luiza Koehler

 

Gabriel Dantas

 

Will Rez

 

Daniel Og

 

 

Braza