Dilma: “Ciro Gomes mais uma vez mente descaradamente”

Pré-candidato do PDT à presidência joga no lixo o que lhe restava de dignidade e acusa Lula de "conspirar" em favor do golpe de 2016

Recorre a fake news para atacar adversários. Usa milícias digitais. Chama esquerdistas pejorativamente de “vermelhos”. Falsifica a História em seu benefício. Parece Bolsonaro, mas é Ciro Gomes.

Após o pré-candidato do PDT à presidência jogar no lixo o que lhe restava de dignidade e baixar ainda mais o nível de sua campanha, agora acusando Lula de ter “conspirado” em favor do golpe contra Dilma Rousseff, a própria ex-presidenta foi às redes sociais para rebatê-lo, afirmando que Ciro “mente descaradamente” movido pelo desespero por estar lá atrás nas pesquisas, patinando nos 6%.

“Ciro Gomes está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular”, tuitou Dilma. “Mais uma vez mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço. O problema, para ele, é que usa este método há muito tempo e continua há quase uma década com apenas 1 dígito nas pesquisas.”

Não é a primeira vez que Dilma responde publicamente às provocações de Ciro. Em pleno Dia Internacional da Mulher, em 8 de Março, o pedetista a chamou de “aborto da História brasileira”. Na época, a ex-presidenta retrucou chamando-o de “variante de Bolsonaro”.

O presidenciável do PDT declarou, em entrevista ao podcast Estadão Notícias, estar “seguro” de que Lula conspirou contra Dilma. “Hoje eu estou seguro que o Lula conspirou pelo impeachment da Dilma, estou seguro”, acusou, dando uma de Sergio Moro, sem oferecer provas do que falava. Ciro não explicou como é que Lula chegou a tomar posse como ministro da Casa Civil em março de 2016 para ajudar a presidenta a debelar o processo de impeachment e só não conseguiu porque foi impedido pelo ministro do STF Gilmar Mendes.

Nas redes sociais, a frase do pedetista virou piada.

Esta não foi, porém, a primeira vez que Ciro Gomes, seguindo a trilha de Bolsonaro, recorreu a fake news contra Lula. No início do mês, o presidenciável do PDT insinuou que o petista teria conexões com a operadora de saúde bolsonarista Prevent Senior por ter alugado um jatinho de uma empresa do grupo, como se tivesse sido favor.

Publicidade

E a gente se pergunta: qual o verdadeiro Ciro? O que está usando Lula como “escada” para tentar subir nas pesquisas ou o que falava, em 2016, que seria capaz até de integrar um grupo para “sequestrar” o ex-presidente e entregar numa embaixada para evitar uma prisão injusta? Mentia antes ou mente agora?

Avatar de Socialista Morena

Socialista Morena

Uma nova forma de fazer jornalismo. Cultura, política, feminismo, direitos humanos, mídia e trabalho. Editora: Cynara Menezes

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR