terça-feira, 29 set 2020
Publicidade

Convite: a arquitetura moderna e seu lugar na América Latina

Continuando nossa conversa sobre o espaço construído das Américas, suas especificidades e pontos em comum, estarei apresentando nas próximas semanas o meu último livro: Modern Architecture in Latin America (escrito em parceria com Luis Carranza) no Rio e em São Paulo.

Nestas ocasiões estarei discutindo o lugar da América Latina na construção da modernidade sob a perspectiva de seus principais teóricos: Edmundo O’Gorman, Walter Mignolo, Arturo Escobar, Eduardo Viveiros de Castro, entre outros.

No Rio de Janeiro, além das palestras e debates, teremos a abertura a exposição “O Outro do Outro” que organiza, no tempo e no espaço, duzentos edifícios e projetos urbanos importantes da América Latina.

Rio de Janeiro

31 de julho, sexta-feira, 10 h, no PROARQ,  sala 445 do prédio da Reitoria da UFRJ.

1º de agosto, sábado, 14 h, no Studio X, Praça Tiradentes 43, Centro – Abertura da Exposição “O Outro do Outro” e debate com Otavio Leonídio (PUC-RJ). A exposicão que já esteve em Austin, Fortaleza e Madrid fica em cartaz, com entrada gratuita até 25 de setembro, e depois segue para Rhode Island, Fort Lauderdale nos EUA e Monterrey no México.

São Paulo

12 de agosto, quarta-feira, 18 h / Escola da Cidade  – Auditório da Aliança Francesa, rua General Jardim, 182

13 de agosto, quinta-feira, 18 h, no IAU-USP, São Carlos, auditório Paulo de Camargo.

 

Estão todos convidados!

Fernando Lara
Fernando Lara
Fernando Luiz Lara é o diretor do PhD Program in Architecture na Universidade do Texas. Foi diretor do Centro de Estudos Brasileiros do LLILAS/UTexas entre 2012 e 2015. Professor titular da UFMG enre 2016 e 2018. Seus livros mais recentes são Excepcionalidade do Modernismo Brasileiro e Modern Architecture in Latin America.