Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

12 de dezembro de 2013, 11h22

13/12, sexta: Prêmio Santo Dias homenageia imprensa alternativa que combateu a ditadura

Prêmio Santo Dias homenageia imprensa alternativa que combateu ditadura

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio de seu presidente, o deputado Adriano Diogo (PT), entrega nesta sexta-feira, 13, o 17° Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos a representantes da sociedade civil ligados a veículos de comunicação alternativa que combateram a ditadura militar.

A premiação ocorre no Plenário Juscelino Kubitschek, às 19h, durante solenidade que lembrará os 45 anos do AI-5.

O jornalista Raimundo Pereira, do Movimento, D. Angélico Sandalo Bernardino, de O São Paulo e Grita Povo, ligados à igreja católica progressista, o editor do jornal O Berro, de Ribeirão Preto, Vanderley Caixe (in memoriam), Áurea Moretti e Madre Maurina (in memoriam), apoiadoras de O Berro, serão os grandes homenageados da noite.

A Comissão de Direitos Humanos também concederá menções honrosas aos jornalistas vítimas da violência policial e de manifestantes quando cobriam os protestos que ocorreram em São Paulo a partir de junho. O grupo que denuncia adoções irregulares de crianças na cidade de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, também receberá menção honrosa da Comissão.

Significado

O Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos é uma das mais importantes honrarias brasileiras. Seu nome se inspira no metalúrgico assassinado pela Polícia Militar durante a greve da categoria, que ocorreu em 1979, na capital paulista.

O operário Santo Dias integrava o comando de greve, liderava piquetes e mobilizava os trabalhadores para a paralisação. Era visto como inimigo pela ditadura.

O líder que incomodava os militares foi executado pelo PM Herculano Leonel, no dia 30 de outubro de 1979, em frente à antiga fábrica de lâmpadas Sylvania, na região de Interlagos, zona sul de São Paulo.

Entrega do 17° Prêmio Santo Dias
Quando: Sexta-feira, 13 de dezembro, às 19h
Onde: Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo, avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera

Mais informações:
Danilo Leite (11) 97489-0271
Lúcia Rodrigues (11)98202-6413
Cícero Almeida (11) 97564-8769

Veja também:  Homenagem a PHA

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum