Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

04 de abril de 2011, 17h03

Blogueiros progressistas do RN e um mergulho rápido na vida potiguar

Quando fui convidada para a mesa de abertura do encontro regional do blogprogRN, que ocorreu entre os dias 01 a 03/04/2011, fiquei bem contente: lembrei-me imediatamente de quanto eles são solidários.

Quando a minha câmera quebrou, no auge das enchentes de São Paulo e fiquei impedida de cobrir os desmandos demotucanos por aqui, veio de Mossoró uma parte do dinheiro para comprar uma nova câmera. Foi o Allan Patrick, blogueiro de O Caderno do Allan um dos primeiros a contribuir. Uma pena que não pude dar um abraço nesse blogueiro sensível, politizado, de ótimo texto que é o Allan, ele estava no hospital cuidando de uma gripe que quase virou pneumonia.

Grande responsabilidade a minha: representar a Comissão Organizadora do blogprog nacional, falar com meninos e meninas sabidos, grandes conhecedores da política local, regional e nacional. Espero não ter desapontado o público dos blogueiros do Rio Grande do Norte.

Sem patrocínios, com pouquíssimos recursos e no meio de uma disputa estudantil entre a UJS e a juventude petista que refletiu no encontro, com algumas dissenções na comissão organizadora estadual, mesmo assim Jean, Daniel Dantas,  Alisson Almeida, Kenia (@Kenoca) e outros tocaram o encontro e conseguiram realizá-lo a contento.


Pátio do antigo Liceu de Artes e Ofícios de Natal, posteriormente Escola Industrial e pós-restauração, atual IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia onde foi realizado o 1º BlogProgRN.

Na sexta à noite, show de abertura do blogprogRN com o grupo de choro Buraco da Catita. Choro de primeiríssima qualidade.

O debate de abertura foi muito rico, os cerca de 30 participantes me ‘metralharam’ de questões bastante pertinentes. Depois aconteceu uma dinâmica entre os blogueiros locais e mais duas mesas à tarde: a primeira – um debate riquíssimo sobre políticas públicas na área da Cultura, Educação, Segurança Pública e Saúde e as redes sociais, onde aprendi muito sobre a realidade local. Todos foram unânimes em perceber que as redes sociais são apenas meio de comunicação dos movimentos sociais e de redes sociais concretas. Francisco Júnior, membro do Conselho Nacional de Saúde fez uma exposição brilhante com críticas muitíssimo pertinentes, críticas da esquerda para a esquerda.

Intelectuais e ativistas natalenses pensando e discutindo os problemas regionais: redes sociais e políticas públicas com:  @tacitocosta, @cezaralves, @claudiastarosa, Jean moderando e  @francisco_jrRN.

À noite uma mesa sobre governança e redes sociais que gerou um debate muito produtivo também e, finalmente, na manhã de domingo, ocorreu a plenária que pôs em discussão a Carta dos Blogueiros Progressistas do RN.

Aprendi muito com esses meninos: Daniel Dantas, Jean, Alisson, Emanuell, Tiago. Garotos politizados, militantes de esquerda, apaixonados por sua cidade e seu estado e cheios de energias para lutar pelo fim das oligarquias que dominam a política potiguar há séculos.


Com o vereador George, professora Graça Pinto e o jornalista Jean, após o debate de abertura do blogprogRN.

Tive o prazer de conhecer pessoalmente Fátima Bezerra (@Fatima_Bezerra) uma liderança incontestável no estado, comprometida com a educação do país, sua irmã, Tetê Bezerra, o deputado Fernando Mineiro (@mineiropt), a professora Graça Pinto (@midiatico), especialista em mídia e educação na UFRN, o vereador George com seu projeto interessantíssimo de Parlamento metropolitano, o professor Ruy Rocha (@ruycomunica), apresentador do Programa Xeque-Mate da TV Universitária, programa do qual participei na sexta-feira, um dia antes do início do encontro.


Após a gravação do programa Xeque-Mate com o professor Ruy e seus alunos no estúdio da TV Universitária da UFRN.

Me apaixonei por Natal, suas praias e sua gente, aprendi sobre a música potiguar, experimentei os sabores da terra. Entendi todo o encantamento do professor Miguel Nicolelis pela cidade e por iniciar nela seu projeto de neurociência. Aliás, a comissão do BlogprogRN antes do encontro estadual já havia organizado outros eventos importantes como a palestra sobre redes sociais dadas pelo neurocientista no final de janeiro deste ano: aqui e aqui.


Alice encantada com as bonecas de pano de uma das mesas do Mangai, onde experimentei todos os tipos de carne seca, mas não ousei saborear a sobremesa Cartola :)

Tenho certeza que os natalenses são muito maiores que Micarla, a prefeita com maior índice de rejeição do país, batendo os estratosféricos 84,5% de desaprovação. Natal é maior que os Maia, os Alves e outras famílias oligárquicas e se depender de Tiago, Emanuel, Jean, Daniel, Alisson e outros blogueiros e ativistas que estiveram no blogprogRN não faltarão lideranças renovadas, ética e sensibilidade para construir a capital e o estado que os potiguares merecem.


Na Foto: Daniel Dantas (danieldantas79), Tiago Aguiar (@t_aaguiar) e Emanuell Cavalcanti (@EmanuellCNB), o Alisson (@alissoncal) foi o fotógrafo :)

Ontem, após o encontro, ganhei de presente dos meninos um passeio pelo litoral sul do Rio Grande do Norte, vi o maior cajueiro do mundo, golfinhos no mirante e um pôr-de-sol cor de rosa. Presentes que só amigos queridos nos dão.

Detalhe do maior cajueiro do mundo na praia de Pirangi do Norte. Saiba mais sobre ele aqui.


O Alisson clicou esta blogueira ‘suja’ posando de Cristo Redentor, próxima ao Mirante dos golfinhos. Não foi por falta de tentar, mas não consegui fotografar os golfinhos, mas eu os vi!

Fiz um montão de fotos bacanas desta terra tão linda e cheia de histórias que é Natal. Depois subo alguns álbuns.

Para encerrar queria fazer um apelo aos sindicatos e mandatos populares do Rio Grande do Norte: contribuam para fortalecer a blogosfera de esquerda potiguar: podem começar, ajudando-os a conseguir recursos para as passagens até Brasília para participarem do 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas que ocorrerá em meados de junho deste ano. O jornalismo cidadão em Natal e no Rio Grande do Norte só tem a ganhar incentivando esses garotos a se expressarem livremente.

PS 1. Para ver os dois álbuns de Natal, RN, clique aqui e aqui.

PS 2: Para ler o texto do Alisson de Almeida sobre o encontro: Blogueiros Progressistas do RN debatem comunicação, política e ativismo social

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum