Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

10 de novembro de 2012, 01h41

“Discutindo a Divina Comédia com Dante” Três faces adicionais

Vi a imagem no Facebook e achei muito curioso um quadro que junta Pelé, Gandhi, Mao Tsé Tung, Mike Tyson, Shirley Temple…  Eu adoraria saber o que passou na cabeça de quem juntou personalidades tão diferentes numa única representação. Fui atrás da história da pintura e descobri que seus autores queriam que o espectador visualizasse a história do mundo em uma pintura.

O link original deste óleo que foi computadorizado é este aqui Cliptank. Ao carregá-lo você verá que ao passar o mouse sobre cada uma das personagens retratadas você tem informações sobre elas com links da Wikipedia (em inglês, mas no menu a direita você pode escolher outros idiomas para os verbetes da biografia de cada um dos retratados).

Neste link  você encontra dados de cada um dos 103 retratados, mas o mais interessante é descobrir qual imagem serviu de inspiração aos autores para pintar cada uma das personalidades.

Se você atentar além de personalidades há paisagens sobrepostas muito famosas: na parte superior da tela, da esquerda para a direita: Ilha de Páscoa, caravela de Colombo, o Stonehenge britânico, as pirâmides do Egito e a Grande Muralha da China com uma de suas passagens mais conhecidas. Há diferentes tipos de animais (até a Dolly, a ovelha clonada está presente). Os objetos também contam história, o cogumelo atômico passa na televisão, há livros, relógios, catavento, ampulheta, gramofone, brinquedos, instrumentos musicais, armas…

Título da obra: “Discutindo a Divina Comédia com Dante.” Três faces adicionais por: Dai Dudu, Li Tiezi, and Zhang An, 2006, oil on canvas

Reparem que os 3 pintores se retrataram na muralha chinesa ao lado de Dante

No facebook a pessoa propunha que escolhêssemos uma personagem/personalidade e explicasse o porquê da escolha. Pode ser uma atividade bem interessante. Quem topar, escreva aí nos comentários :)

________________
Publicidade
//
//

Veja também:  Chefe do Comando Sul dos EUA visita o Cone Sul, com foco na Venezuela

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum