Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

10 de maio de 2013, 15h29

Do cinismo dos algozes

O grupo Globo cresceu e enriqueceu com os favores da ditadura militar, o principal deles: a concessão da Rede Globo. O jornal O Globo celebrou efusivamente  o golpe militar assim como quase a totalidade dos jornais, os que resistiram foram silenciados para sempre.

O grupo Folha/UOL emprestava suas peruas para torturadores, publicou ficha falsa da atual presidenta em primeira capa do jornal e declarou em editorial que no Brasil não houve ditadura militar e sim: ditabranda. 

Mas não veremos as práticas dos Marinhos ou dos Frias reveladas na Comissão da Verdade. Ao contrário, esta grande mídia alimentada pelo governo federal anuncia campanha da Comissão Nacional da Verdade sobre mortos e desaparecidos. Quanto será que o governo federal pagou para presenciarmos um cinismo tão algoz?

Como se isso não fosse suficiente a revelação mais importante e chocante do dia, feita por um ex-sargento do Doi-Codi/SP – Marival Chaves-  que afirma que os agentes torturadores expunham como troféu os cadáveres de suas vítimas,  sequer foi mencionada pela EBC (agência pública de notícias):

Temos de ler  revelações como a que fez Marival Chaves  em O Globo dos Marinho ou no UOL dos Frias  (que também tem como cabeçalho de publicidade a campanha da Comissão da Verdade).

Alguém, por favor, me convença que não estamos sendo expostos a grandes doses de cinismo. Que o que registrei acima é só implicância de uma velha mal humorada como eu.

Leia também:

‘Arquivo do terror’ do Paraguai ajuda Comissão da Verdade a esclarecer Operação Condor

Veja também:  Que novos Paulos de conversas afiadíssimas ocupem esse enorme vazio deixado por ele

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum