Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

24 de outubro de 2011, 21h52

É oficial: na Venezuela, diferente daqui, a Comissão da Verdade é realidade

(AUDIO) Ortega Díaz assume o compromisso de fazer cumprir a Lei contra o Esquecimento

Por: Radio Nacional de Venezuela , via Aporrea.Org, Tradução: Emerson Silva

23/10/2011

A Procuradora Geral da República, Luisa Ortega Díaz

Escuche a la Fiscal General de la República, Luisa Ortega Díaz (Mp3 50seg)

A Procuradora Geral da República, Luisa Ortega Díaz, asseverou neste domingo que assume com toda responsabilidade a tarefa de fazer com que seja cumprida a Lei para Sancionar Crimes, Desaparecimentos, Torturas e Violações dos Direitos Humanos por Razões Políticas no período 1958-1998.

Este instrumento legal foi aprovado pela Assembleia Nacional da Venezuela no dia 18 de outubro de 2011 e é conhecido como Lei contra o Esquecimento.

Durante sua participação no programa José Vicente Hoy, transmitido pelo canal de televisão privado Televen, a alta funcionária disse que o cargo que ocupa impõe ter sensibilidade perante casos de violação dos direitos humanos.

“A forma como mataram Alberto Lovera é algo que mexe contigo, que te sacode (…) Eu me sensibilizo; me estremece ver situações como essa, pouco importa o momento em que tenha acontecido. Eu não posso ficar indiferente diante dessa situação. É preciso buscar a forma de fazer justiça, buscar a verdade do que aconteceu”, afirmou ela.

Ortega Díaz garantiu que se acontecessem atualmente crimes como aqueles perpetrados no período 1958-1998, a Procuradoria buscaria a verdade e a justiça. “O objetivo único do processo, diz nosso ordenamento jurídico, é a busca da verdade”, acrescentou.

A Procuradora considerou que a Lei Contra o Esquecimento representa a reivindicação de venezuelanos e venezuelanas, das lutas que foram travadas nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX em nosso país. “É a reivindicação de venezuelanos que foram submetidos a torturas. Creio que é uma conquista do povo venezuelano”, pontuou.

Leia também:
Venezuela pode ter sua Comissão da Verdade real
____________
Publicidade

Veja também:  Suposto ataque provoca novo apagão de energia elétrica na Venezuela

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum