Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

07 de janeiro de 2013, 21h54

GCM agride skatistas na Praça Roosevelt e bota pra correr senhoras ambulantes na Sé

O vídeo acima foi postado no dia 6/01 e hoje, dia 07/01 já tem 408 mil visitas.

Parabéns ao EduGold1 que filmou a truculência descabida e ilegal de um membro da corporação da Guarda Civil Metropolitana sem farda que agrediu ao menos dois skatistas com ‘gravata’ e spray de pimenta.

A ação do prefeito Haddad também foi rápida: os envolvidos estão afastados das ruas e serão investigados, o agressor à paisana já foi identificado.

A atitude de Haddad mostra que os paulistanos acertaram na escolha, sem blá, blá, blá e com ação imediata. Mas ainda é preciso mais, é preciso iniciar rapidamente um trabalho de formação destes sujeitos desqualificados que não fazem segurança pública, mas primam por agredir e distribuir força bruta na população mais frágil.

Hoje estive o dia inteiro no Poupa Tempo (melhor seria Perda de Tempo) e quando finalmente consegui resolver minha documentação após idas e vindas com a burocracia tercerizada do serviços públicos no estado de São Paulo, vi uma senhorinha aterrorizada com a aproximação da PM e da GCM.

Uma CGM nascida do governo truculento de Jânio Quadros pra ajudar a PM –  herdeira da Ditadura Militar-, a expulsar moradores de ocupações. Melhorou um pouco nos governos de Erundina e Marta e voltou à truculência com oito anos de higienismo social da dupla Serra/Kassab.

Ela desmonta a barraquinha rapidamente e corre pra se esconder sem olhar pra trás


Seu ‘crime’? Vender porta-documentos como estas capas plásticas pra proteger a carteira de trabalho. O documento mais valioso para o trabalhador alvo constante da polícia: uma carteira de trabalho assinada é salvo-conduto nas truculentas revistas policiais nas periferias.

Espero que Fernando Haddad além de afastar e investigar os guardas civis truculentos mude a lógica desta corporação, que seus membros passem por cursos, palestras, que sejam sensibilizados pra entender minimamente o que é Segurança Pública. Que Fernando Haddad ouça representantes da Cufa, como o seu presidente, Preto Zezé:

Quando o poder público, não permite que ele próprio violente seus cidadãos, não oprima suas próprias leis e incorpora o clamor da sociedade, ele se auto fortalece, ganha confiança, e assim ajuda a democracia a se construir de fato ! Parabéns Secretaria Municipal de Segurança de SP, por afastar os guardas que violentaram os skatistas! Sugiro e envio a proposta via a Conceição Oliveira que o Prefeito Haddad, faça uma formação sobre cultura juvenil e urbana com a Guarda, envolvendo skatistas e guardas, pois não adianta somente punir, é preciso construir outros valores! Preto Zezé,  Facebook

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum