Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

31 de maio de 2010, 18h31

Ataque do Estado Sionista à flotilha humanitária pró-Gaza

Por Conceição Oliveira

Na madrugada de hoje, horário de Israel entre 4h30 e 5h, a marinha israelense atacou em águas internacionais  a frota humanitária pró-palestina que tinha 750 tripulantes entre eles cineatas, documentaristas, um premio nobel, médicos, enfermeiros, professores e até mesmo um sobrevivente do Holocausto de 85 anos.

Mapa ataque Flotilha

O próprio porta-voz do Exército israelense, general Avi Benayahu, afirmou à rádio pública que o ataque aconteceu em águas internacionais:  “O comando agiu em alto mar entre 4H30 e 5H00, a uma distância de 70 a 80 milhas (130 a 150 km) de nossa costa”, ferindo, portanto, os termos dos acordos de paz de Oslo (1993), que deram a Israel o controle das águas territoriais diante da Faixa de Gaza em uma distância de 20 milhas (37 km).

Até o momento sabemos que 10 tripulantes foram mortos e mais de 30 ficaram feridos.

O mundo inteiro repudiou o ataque, o Brasil e alguns outros países retiraram seus embaixadores de Israel, vários protestos aconteceram ao redor do mundo contra a covardia israelense de atacar uma pequena frota com remédios, cadeiras de roda, suprimentos e 750 ativistas pacifistas.

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, afirmou que o bloqueio de Israel à Gaza está “no cerne de muitos dos problemas que afligiam a situação entre Israel e a Palestina” que se tem a impressão de que o “governo israelense trata d direito internacional com desprezo perpétuo” e finalmente que o bloqueio à Gaza foi suspenso, não haveria necessidade de flotilhas para levar ajuda humanitária.” (leia aqui o original em inglês)

Israel merece sanções severas, aguardemos a comunidade internacional tomar providências, protestemos, pressionemos as autoridades por medidas efetivas contra este insidioso bloqueio à Gaza e o tratamento desumano que o Estado sionista israelense dá aos palestinos de um modo em geral.

Fiquem com a charge de Latuff sobre o ataque de hoje:

BASTARDSGaza_aid_ship_attacked_by_Latuff2

Veja também:  Bolsonaro agora quer levar luta contra "ideologia de gênero" para Direitos Humanos da ONU

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum