Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

27 de junho de 2010, 12h11

Lula no Nordeste- atingido pelas enchentes-, Bric cancela encontro G20

Quem diria que há oito anos isso iria acontecer? Que teríamos esta importância no mundo e, mais, que o presidente do Brasil priorizaria o seu povo em detrimento de um encontro de cúpula.

O Brasil mudou e pra melhor, só não vê quem não quer.

E sobre as enchentes, leia aqui, antes de acusar Lula de algo.

Por: Guy Faulconbridge

TORONTO (Reuters) – Os quatro principais países emergentes do mundo –Brasil, Rússia, Índia e China (Bric)– cancelaram no sábado um encontro do grupo durante a reunião do G20, no Canadá, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desmarcou sua ida à cúpula devido às inundações no Nordeste.

O grupo representa 16,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e tem buscado influência nas instituições financeiras globais.

“Não terá encontro de líderes do Bric porque o presidente Lula não pôde participar devido à situação no Brasil”, disse uma fonte de uma das delegações do Bric, sob condição de anonimato.

Na tentativa de converter a potência econômica deste grupo em poder político, os países do Bric fizeram sua primeira cúpula oficial em 2009 na cidade russa de Ecaterimburgo. A mais recente foi em Brasília, em abril.

Os países do Bric têm 43% da população mundial.

Veja também:  Revista Veja trará novas denúncias do conluio entre Moro e procuradores da Lava Jato

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum