Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

28 de março de 2012, 20h41

Millor Fernandes: Brasil, país comunista

Adorava quando criança/adolescente ler a coleção Para gostar de ler e nela um dos meus autores prediletos era Millor Fernandes. Ficamos mais tristes hoje e menos sabido com a partido de Millor.

Segue uma crônica enviada pelo amigo e professor Romualdo Portela que lembra:

“A morte de Millor é o passamento de um dos grandes escritores e críticos da sociedade brasileira.
Recordo-me ainda adolescente de ter lido esta impagável lista que mostrava que o Brasil era um país comunista.
Divirtam-se, como gostaria ele.”

Brasil País Comunista

Falava-se muito no perigo comunista para o Brasil,  mas esse perigo não existe mais. Pois o Brasil já é  um país comunista. Provo-o em dez itens:
I – Os homens públicos falam sem nenhuma propriedade.
II – A mudança da capital para Goiás mostra que o Governo caminha  decididamente para a esquerda.
III – O preço que atualmente se paga por essas obras de arte  automobilísticas chamadas Cadilaques, Mercedes e Rolls Royces, exige  sacrifícios tais que bem demonstram que o brasileiro é um adepto  fervoroso da arte dirigida.
IV – A tremenda corrida imobiliária e a construção de incontáveis arranha-céus levou os operários a alturas que nunca alcançaram em  outros países. Conseguimos a verdadeira ascensão do proletariado.
V – Os assobios, ditos e discussões quando passa pela rua um bom  “material”, mostram que a maior parte dos homens brasileiros é  materialista e dialético.
VI – A totalidade das medidas governamentais causam “revolução permanente”.
VII – País cheio de sol e praias, aqui todo trabalho é trabalho forçado.
VIII – A corrida desenfreada de cento e sessenta candidatos à  Presidência da República, aplicando todos os golpes possíveis e  imagináveis, mostra que os líderes brasileiros já se convenceram de  que “o fim justifica os meios”.
IX – O fato dos proletários terem de criar seus inúmeros filhos sem  nenhuma assistência ou amparo oficial mostra que o Estado brasileiro  aceita plenamente a tese marxista “o trabalhador tem direito ao  resultado total de seu esforço”.
X – Como provam as crônicas especializadas, o país tem uma sociedade  totalmente sem classe.

 O Pif-Paf / O Cruzeiro / 1955

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum