Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

09 de outubro de 2010, 14h13

O aborto é a terceira causa de morte entre mulheres pobres

O aborto auto-provocado, desassistido ou clandestino é a terceira maior causa de mortes entre mulheres pobres na faixa de 16 e 18 anos.

Usar eleitoralmente essa questão tão séria é repugnante. É uma baixaria que mostra até que ponto Serra chegou para tentar ganhar o poder.

Colocar a questão da forma primária, baixa, dantesca como a campanha tucana de José Serra está fazendo é voltar à Idade Média e mais é tratar uma questão de saúde pública com o viés de classe social: as mulheres de classe média podem fazer aborto assistidas por médicos e em segurança em clínicas clandestinas pagando de 5 a 10 mil reais, como várias mulheres que apóiam José Serra já fizeram entre elas a própria coordenadora da campanha de José Serra, Soninha Francine; já as mulheres das classes populares podem morrer e ainda são alvo de perseguição e correm riscos de serem presas, já que a prática do aborto é criminalizada no país.

No vídeo abaixo a professora Josete, vereadora em seu segundo mandato coloca a discussão em relação ao aborto como uma questão de saúde pública, como ela efetivamente deve ser tratada.

É uma posição a favor da vida. Mas vida para todas e todos, sem hipocrisia nem preconceito.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum