Imprensa livre e independente
20 de maio de 2019, 19h14

Bolsonaro diz que Folha de S.Paulo é 100% fake news

Colunista do jornal diz que “Bolsonaro quer fechar o Congresso e o STF, censurar a imprensa e perseguir a esquerda. Por isso, não faz nada e força crises”

Foto: Agência Brasil
Na briga entre Jair Bolsonaro e Folha de S.Paulo, que vem desde antes das eleições de 2018, não há tréguas. O presidente tuitou nesta segunda-feira (20) uma mensagem, acusando o jornal de publicar notícias falsas. “Não fui eu que anulei o legislativo comprando votos, não fui eu que tive em meu plano de governo o controle da mídia e da internet e fui eu quem levou uma facada de um militante de esquerda. É exatamente o contrário, Folha. 100% Fake News!”, escreveu Bolsonaro. Junto à mensagem, foi postada a chamada “Bolsonaro quer fechar Congresso e STF, censurar a imprensa e...

Na briga entre Jair Bolsonaro e Folha de S.Paulo, que vem desde antes das eleições de 2018, não há tréguas. O presidente tuitou nesta segunda-feira (20) uma mensagem, acusando o jornal de publicar notícias falsas.

“Não fui eu que anulei o legislativo comprando votos, não fui eu que tive em meu plano de governo o controle da mídia e da internet e fui eu quem levou uma facada de um militante de esquerda. É exatamente o contrário, Folha. 100% Fake News!”, escreveu Bolsonaro.

Junto à mensagem, foi postada a chamada “Bolsonaro quer fechar Congresso e STF, censurar a imprensa e perseguir esquerda; leia coluna de Celso Rocha de Barros”, com o link para o texto do colunista da Folha.

No artigo, intitulado “A carta de Jânio”, Barros compara o texto divulgado por Bolsonaro na sexta-feira (17), escrito por Paulo Portinho, com a carta de renúncia do ex-presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961.

“O texto atribui o fracasso de Bolsonaro à influência de forças ocultas, corporações que impedem qualquer presidente — inclusive os de esquerda — de governar”, diz um dos trechos do artigo de Barros.

Veja também:  Cármen Lúcia tenta manobrar para adiar julgamento de Lula

Em outro trecho, o colunista da Folha diz: “A mensagem do texto é clara: a única coisa que Bolsonaro teria feito de útil como presidente teria sido provar que não é possível governar o Brasil sem fazer conchavos”.

Óculos de grau certo

“Bolsonaro seria ‘só um óculos com grau certo, para vermos que o rei sempre esteve nu, e é horroroso”’, prossegue.

“Essa é a versão que Bolsonaro está tentando vender: a de que não conseguiu fazer nada de útil em cinco meses porque não deixaram. Ele diz isso para que seus apoiadores culpem o Congresso, o STF, a imprensa, e, é claro, a esquerda”, acrescenta o artigo da Folha de S.Paulo.

E resume: “A verdade é o contrário: Bolsonaro quer fechar o Congresso e o STF, censurar a imprensa e perseguir a esquerda. Por isso, não faz nada e força crises”.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum