Escrito en
BRASIL
el
Curador da obra do pai, ele escreve crônicas sobre o momento atual do país, lembrando e homenageando as Cartas da Mãe, sucesso de Henfil.
Da Redação
“Com a onda de discursos de ódio que assolou o país (como diria Stanislaw Ponte Preta), feitas por pseudo-escritores, sem conteúdo algum, resolvi resgatar esse projeto e comecei a escrever as ‘Cartas do Pai’ no dia do meu aniversário, sem imaginar qual seria o resultado. A primeira carta já teve uma repercussão incrível, o que me fez continuar com as crônicas, sem discurso de ódio, sem ameaças de morte. Expondo ideias, com argumentos, coisa que o outro lado não tem e que hoje me trazem até a Revista Fórum.” A reflexão é de Ivan Cosenza de Souza, filho de um dos principais personagens da cena cultural nacional da segunda metade do século XX: o jornalista, desenhista e cartunista Henrique de Souza Filho, o Henfil. A partir desta terça-feira (23), Ivan se junta ao time de colunistas da Fórum, com as Cartas do Pai.
Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.
Ivan revela que, pouco tempo depois da morte do pai (1988), teve a ideia de “escrever crônicas em forma de cartas para ele, assim como ele fazia para minha vó Maria. Na época, por falta de um lugar para divulgar, o projeto acabou ficando parado e esquecido. Agora, as cartas serão publicadas na Fórum”, conta.
O objetivo é homenagear o pai. Semanalmente, entre 1977 e 1984, Henfil escreveu as Cartas da Mãe. Eram crônicas a respeito do cenário político da época, em plena ditadura militar. Publicadas na revista IstoÉ, as cartas eram dirigidas à dona Maria, mãe do cartunista, que vivia em Belo Horizonte (MG). Tiveram início quando Henfil morou por um longo período em Nova York (EUA). Ficaram famosas, pois além de tratarem dos dramas da política nacional naqueles dias, primavam pelo humor sarcástico.
Aos 48 anos, Ivan é produtor cultural, curador da obra do Henfil, presidente do Instituto Henfil e cronista. “Trabalho com a obra de meu pai desde sua morte, editando livros, organizando exposições para divulgar e manter viva sua história e sua obra e fazendo palestras.” Ivan divulga a obra do pai, também no Facebook e Instagram, nos endereços www.facebook.com/henfil.oficial e www.facebook.com/lojadagrauna.
Foto: Arquivo Pessoal
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar