Sete pontos para entender o porquê Paulo Freire é o maior intelectual brasileiro no mundo

Pensador pernambucano, ao contrário do que diz o ministro da Educação, é reverenciado em todo o mundo

Paulo Freire, símbolo da cidadania - Foto: Acervo Instituto Paulo Freire
Escrito en BRASIL el
Só quem é contra a disseminação do conhecimento e louva a ignorância é que pode ser contra o trabalho e o legado deixado pelo educador Paulo Freire. Reconhecido como uma dos maiores pensadores do mundo para a educação no século XX, a obra deste pernambucano é citada e reverenciado por todo o globo. Os mais recentes ataques contra Freire vieram daquele que o ocupa o cargo de ministro da Educação, mas que até agora não entendeu a amplitude e a responsabilidade da cadeira que ocupa. ‘Tem até um mural muito feio dele no MEC, assustando a criançada que passa por lá”, declarou Abraham Weittraub, mostrando seu pensamento raso com relação àquele que é tido como referência. Leia também Ataques bolsonaristas impulsionam obras de Paulo Freire Para entender melhor quem é Paulo Freire e como seu legado é revolucionário até os dias de hoje, listamos sete pontos sobre o criador da teoria da Pedagogia do Oprimido.

Honoris Causa

Paulo Freire o brasileiro com o maior número de diplomas de diferentes universidades do mundo. Esse título é dado para pessoas de grande expressão por seus feitos em diferentes segmentos da sociedade. Dentre as 29 universidades que homenagearam o brasileiro estão Harvard, Cambridge e Oxford.

Referência bibliográfica

O pedagogo brasileiro é o terceiro pensador mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo. Suas ideias foram citadas 72.359 vezes, ficando atrás apenas dos americanos Thomas Kuhn e Everett Rogers.

Prêmios

Freire não é reconhecido apenas na academia. Governos e órgãos internacionais também reverenciam a sua obra. Dentre os prêmios conquistados estão o Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento (Bélgica, 1980); Prêmio UNESCO da Educação para a Paz (1986) e Prêmio Andres Belloda, da Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continentes (1992).

Universidade de língua inglesa

Dentre os 100 livros mais solicitados em ementas de universidades de língua inglesa em todo mundo, o único livro brasileiro que aparece na lista é Pedagogia do Oprimido. O livro de Freire, lançado em 1968, aparece em 99º lugar no ranking geral, com 1.021 citações em programas de ensino.

Grandes Vendas

Para se ter ideia a grandiosidade de Paulo Freire, apenas a versão traduzida para o inglês de Pedagogia do Oprimido teve 500 mil cópias vendidas. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa vendeu mais de 1 milhão de exemplares.

Traduções

Os livros do brasileiro já foram lidos em 20 idiomas diferentes e distribuídos em cerca de 80 países, nos cinco continentes do planeta.

Método

O que faz Paulo Freire ser tão revolucionário é a forma que ele criou para o aprendizado dos mais pobres, colocando questões do cotidiano para os ensinamentos e mostrando que o que é aprendido pode ser colocado em prática, fazendo o indivíduo pensar socialmente sobre aquilo que lhe é ensinado.