Eduardo Bolsonaro faz vídeo com biólogo para defender questionável teoria do “boi bombeiro”

Richard Rasmussen, embaixador do ecoturismo brasileiro nomeado por Bolsonaro, disse que as queimadas acontecem porque “o boi foi embora do Pantanal”. Estatísticas mostram, porém, que presença de gado na região cresceu nos últimos anos

Eduardo Bolsonaro e Richard Rasmussen (foto: Twitter)
Escrito en BRASIL el

A teoria do “boi bombeiro” parece ser a nova lenda que o bolsonarismo pretende plantar na cabeça dos seus seguidores, tanto que o deputado Eduardo Bolsonaro escalou o biólogo Richard Rasmussem para tentar explicar porque, supostamente, uma maior presença de gado na região ajudaria a combater os incêndios.

Em vídeo publicado nesta segunda-feira (12) em suas redes sociais, o filho do presidente pergunta a Rasmussem o que é a teoria do “boi bombeiro”. O biólogo bolsonarista explicou quase não explicando nada, apenas disse que é uma teoria que os “pesquisadores sabem e não podem negar, porque o boi vai consumindo, baixando os níveis daquela massa orgânica”.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1315675740181016579

A teoria do “boi bombeiro” consiste na ideia de que o gado, por consumir pasto seco e inflamável, ajudaria a prevenir que as chamas se alastrassem. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina Dias, foi a primeira figura do governo de Jair Bolsonaro a defender essa tese, de claro interesse dos pecuaristas, semanas atrás.

O interesse por trás dessa ideia é o de defender uma maior presença de gado na região. O problema é que ela não aborda a questão da origem desses incêndios, e esse não é um detalhe menor: muitas entidades ambientais, que alegam que são justamente os produtores de gado os responsáveis por gerar a maioria dos incêndios na Amazônia e no Pantanal, transformando florestas em áreas de pasto para os bois. Com isso, sejam eles “bois bombeiros” ou não, não servem para evitar um incêndio que foi causado justamente para transformar a floresta em fonte de comida para eles.

Rasmussem também reclama que “o boi foi embora do Pantanal, começou a ficar inviável por uma série de questões”, alegando que esta seria uma das razões pelo tamanho da devastação que a região enfrenta atualmente. Porém, segundo matéria da BBC News Brasil, a criação de gado na região do Pantanal aumentou nos últimos anos, o que além de desmentir o biólogo bolsonarista, também serve para contestar a teoria do “boi bombeiro”.

Vale lembrar que Rasmussen é o aliado de cabeceira do bolsonarismo na área ambiental, e costuma ser usado para defender as ideias do setor nesse aspecto. Ele inclusive foi nomeado embaixador do ecoturismo brasileiro pela Embratur durante o governo de Jair Bolsonaro.