Pandemia e qualidade do serviço provocam queda em beneficiários de planos de saúde

O IESS informa que 254.545 mil beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares deixaram de ter acesso ao serviço entre abril e julho de 2020

Escrito en BRASIL el

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) informa que 254.545 mil beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares deixaram de ter acesso ao serviço entre abril e julho de 2020.

A redução, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é de 0,5%. Atualmente, são 46.758.762 beneficiários em todo o país.

Segundo dados do IESS, a maior queda na adesão de planos se deu no estado de São Paulo, com 50.289 mil usuários a menos. Enquanto isso, Goiás aumentou o número de pessoas aderindo a planos de saúde: ao todo, foram 30.334 mil novos beneficiários.

A queda, de acordo com o site Universo de Negócios, se deve ao impacto econômico negativo causado pela pandemia, que provocou a queda do poder aquisitivo da população e a interrupção de funcionamento de empresas, mas não só. A qualidade do serviço também tem deixado a desejar em diversos quesitos.

Em setembro de 2020, a ANS divulgou que onze empresas de planos de saúde estão temporariamente impedidas de vender produtos a novos clientes até que apresentem uma melhora na cobertura do serviço.