Haddad cobra Bolsonaro sobre apagão no Amapá: "Esquece o Flávio e Trump. Trabalhe um dia"

Estado está sem energia desde terça-feira. Medidas para normalizar o fornecimento podem durar entre 15 e 30 dias

Reprodução/Twitter
Escrito en BRASIL el

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), foi às redes sociais na manhã desta sexta-feira (6) para cobrar ações do presidente Jair Bolsonaro em relação ao apagão de mais de 60 horas no Amapá. Após forte chuva na terça-feira (3), subestação de distribuição de energia pegou fogo na zona norte de Macapá, afetando 13 dos 16 municípios do estado.

"Bolsonaro, esquece o Flávio e o Trump. Já eram. Faça alguma coisa pelo Amapá. Trabalhe um dia. Um dia. UM dia", escreveu Haddad no Twitter.

https://twitter.com/Haddad_Fernando/status/1324703575835115521

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), também comentou sobre o caso e se colocou à disposição de Waldez Goés (PDT), governador do Amapá, para "auxiliar no que for necessário". "Coloquei-me à disposição do governador Waldez, do Amapá, para auxiliar no que for necessário, por solidariedade à população do estado, nossos irmãos e irmãs da Amazônia", afirmou na rede social.

https://twitter.com/FlavioDino/status/1324682065732866055

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acionou a Justiça para que obrigue os governos estaduais e federal a ajudar o Amapá, com distribuição de água, por meio de carros-pipas, e de cestas básicas.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, esteve nesta quinta-feira (5) no estado e disse que há uma previsão de que um dos geradores seja recuperado ainda nesta sexta, normalizando o fornecimento de energia em até 70% do estado. O prazo, no entanto, pode ser maior por conta dos testes necessários. Segundo a CBN, medidas para restabelecer energia no Amapá podem durar entre 15 e 30 dias.

Por conta da falta de energia elétrica, há relatos de desabastecimento de água e paralisação das agências bancárias. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram moradores tomando banho em rios. Imagens também denunciam o desabastecimento de supermercados, com prateleiras completamente vazias.

Confira:

https://twitter.com/aduardabeatriz/status/1324469710545629184