Imposto sobre grandes fortunas está pronto para votação

Arrecadação vai reforçar combate ao coronavírus e reduzir impactos da crise, mas proposta original foi alterada para um tributo temporário, com duração de dois anos

Plenário do Senado - Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Escrito en BRASIL el

Está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) um projeto de lei que taxa as grandes fortunas brasileiras. Como os recursos arrecadados serão direcionados para o combate ao coronavírus e para amenizar consequências econômicas da pandemia, a tramitação está sendo acelerada pelos parlamentares. No entanto, a proposta original foi alterada e o imposto será temporário, com duração de dois anos.

O Projeto de Lei Complementar 183/2019, de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), cria o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), que incidirá sobre patrimônios líquidos superiores a R$ 22,8 milhões, com alíquotas que vão de 0,5% a 1%. Segundo o senador, a expectativa de arrecadação anual é de R$ 70 a 80 bilhões.

“Meu projeto da taxação das grandes fortunas está sendo relatado na CAE pelo senador Major Olímpio (PSL-SP). Vou pedir ao vice-presidente [do Senado], Antônio Anastasia (PSD-MG), para agilizar sua inclusão na pauta de medidas urgentes a serem deliberadas durante o estado de calamidade pública”, disse o Valério, no Twitter.

Major Olímpio é favorável ao texto. No entanto, fez uma mudança significativa em relação à proposta original: tornou o imposto temporário, com duração de apenas dois anos.

“Apesar de bem construída e fundamentada a proposta, pelo momento de saúde pública vivido, acredito que a instituição permanente desse tributo poderá ser debatida em outro momento, com uma discussão mais ampla”, disse o relator.