PM agride jornalista que registrava denúncia contra neonazistas em ato na Paulista

Um repórter do UOL filmava a reação da PM após movimentos identificarem a presença de três pessoas com camisetas neonazistas, quando foi empurrado pelas costas. Testemunhas afirmam que agressão foi proposital

PM-SP reage a denúncia contra garoto com camiseta neonazista (Foto: Twitter/UOL)
Escrito en BRASIL el

Durante as manifestações na Avenida Paulista, na tarde deste domingo (14), um agente da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) sem identificação agrediu o repórter Luis Adorno, do UOL, aparentemente de forma proposital.

Quando foi agredido, Adorno estava usando seu celular para filmar a reação dos policiais após os movimentos sociais identificarem a presença de três pessoas com camisetas neonazistas, em postura que foi considerada provocativa pelos manifestantes.

A polícia intercedeu após ser avisada pelos manifestantes. Porém, segundo testemunhas, estaria tentando proteger os neonazistas.

As imagens do celular de Adorno mostram os policiais conversavam com os provocadores neonazistas, até que ele perde o controle do aparelho, no momento em que recebe tranco pelas costas de um dos agentes. Uma testemunha, entrevistada posteriormente pelo jornalista, relata que a agressão teria sido proposital, para evitar que ele filmasse a cena.

“Todo mundo viu que foi de propósito, para que você não filmasse mais o que estava acontecendo”, disse a testemunha, que também foi um dos que fez a denúncia de provocação contra os neonazistas.

Esta seria a foto do policial agressor, de óculos, segundo o próprio agredido: