Municípios de MS declaram emergência devido a avanço em incêndios no Pantanal

Região comporta parte das maiores áreas úmidas tropicais do mundo é o lar de várias espécies em perigo de extinção. estão pegando fogo, e já sofreu cerca de 3,8 mil incêndios em 2020, um recorde neste século

Incêndio no Pantanal (foto: Al Jazeera)
Escrito en BRASIL el

Os municípios brasileiros de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul, ambos próximos à fronteira com a Bolívia, foram declarados em emergência nesta quarta-feira (29), devido aos incêndios que avançam pelo Pantanal.

De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apenas entre segunda e terça-feira, foram detectados ao menos 394 focos de incêndio em todo o estado do Mato Grosso do Sul, sendo 320 deles somente na região próxima a Corumbá e Ladário.

O INPE também informa que, neste ano de 2020, os incêndios no Pantanal aumentaram em mais de 200%. Em números absolutos, isso significa cerca de 3,8 mil incêndios de janeiro até agora. Esse número é o recorde de incêndios registrada pela região durante este século.

O governo do Mato Grosso do Sul recebeu o reforço da FAB (Força Aérea Brasileira) no trabalho de combater os incêndios, e decretou um estado de emergência específico para essas duas cidades. Na semana passada um decreto semelhante foi decretado, relativo às reservas naturais do Pantanal.

O governador sul-matogrossense, Reinaldo Azambuja, declarou que o estado de emergência será válido por 180 dias.

Além do Pantanal, a Amazônia também vem sofrendo com uma quantidade recorde de incêndios este ano: mais de 8 mil foram registrados, o que também significa a pior temporada de incêndios na região neste século.