Incêndios no Pantanal destroem área equivalente a nove cidades de São Paulo

Resultado foi registrado apenas no último mês. Para especialista, tempo seco, ventos e falta de estrutura de combate podem ampliar devastação

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Escrito en BRASIL el

Os incêndios no Pantanal de Mato Grosso se alastraram no último mês por uma área equivalente a nove vezes o tamanho da cidade de São Paulo, de acordo com apuração do site Congresso em Foco. Entre os grupos que têm atuado no combate aos incêndios há cerca de dois meses estão o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Corpo de Bombeiros e associações ligadas ao turismo.

De acordo com a bióloga e professora do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Cátia Nunes da Cunha, a área atingida pelas queimadas pode aumentar porque o clima permanece seco e o número de pessoas que se dedicam a apagar o focos de incêndio é pequeno. Além do clima seco, os ventos também têm contribuído para que o fogo continue se alastrando.

“A alta do rio Paraguai este ano foi de 2,1 metros, diferentemente dos quatro metros que a gente estava habituado. Isso é semelhante ao que aconteceu entre os anos de 1963 e 1973”, explicou Cunha.

Ainda segundo a professora, as queimadas ocorrem em lugares de difícil acesso, o que dificulta o trabalho das equipes, que atuam com equipamentos doados e são financiados por campanhas de arrecadação. Cátia afirma que faltam mão de obra e estrutura especializada para combater incêndios dessas proporções, se seria preciso fortalecer mecanismos de combate aos incêndios do Ibama.