Autor da música usada por Mário Frias em campanha pede remoção do vídeo por violação de direito autoral

"Definitivamente não concordo com suas opiniões políticas", disse o músico australiano Scott Buckley, que foi alertado sobre o uso de sua canção no vídeo ultranacionalista do governo por um internauta brasileiro

Reprodução
Escrito en BRASIL el

O músico australiano Scott Buckley informou, neste sábado (5), que pediu ao Twitter e ao YouTube a remoção do vídeo "Um povo heroico", produzido pela Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro e estrelado pelo secretário de Cultura, Mário Frias.

Buckley é o autor da música "Omega", que toca no vídeo e que faz parte de uma campanha ultranacionalista do governo Bolsonaro para exaltar "heróis" brasileiros.

Leia também - Mário Frias se irrita com vídeo de Adnet: “Onde eu cresci ele não durava um minuto”

O australiano foi alertado por um internauta brasileiro, que perguntou se ele havia autorizado o governo brasileiro a utilizar sua música sem créditos, já que a licença da canção é livre desde que citado o autor - o que não foi feito na campanha estrelada pelo ex-galã de "Malhação".

"Ei, @musoscientific , o governo de extrema direita brasileiro pagou para você usar a faixa "omega" no vídeo promocional que publicaram ontem, sem dar crédito a você?", perguntou ao músico o internauta Pierre Sacoman, em inglês. Ao que o músico respondeu: "Ei! Não - nenhuma licença paga por este uso. Eles apenas usaram. Definitivamente, não apoio suas opiniões políticas, nem quero seu dinheiro. Esta é outra desvantagem de lançar minha música livremente".

https://twitter.com/musoscientific/status/1302147658505740288

O brasileiro, então, deu a dica para que Buckley fizesse uma reclamação no Twitter e no YouTube sobre violação de direitos autorais, e o australiano respondeu dizendo que o fez.

Nem a Secretaria de Comunicação e nem Mário Frias se pronunciaram sobre a questão dos direitos autorais da música.