#Bolsocaro: vídeo explica por que alta dos combustíveis é, sim, culpa de Bolsonaro; assista

Produzido pela liderança da Minoria na Câmara, vídeo desmonta a farsa do ICMS, usada pelo presidente para justificar as altas nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Na tarde desta quarta-feira (13), a hashtag #Bolsocaro foi para a lista de assuntos mais comentados do Twitter. O motivo é a divulgação de um vídeo, produzido pela liderança da Minoria na Câmara dos Deputados, que desmonta a fake news de Jair Bolsonaro sobre os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis.

O último aumento no preço da gasolina e gás de cozinha foi anunciado pela Petrobras na última sexta-feira (8): 7% mais caros. Somente neste ano, o governo Bolsonaro permitiu que o preço da gasolina subisse 62% e do gás 48%.

Bolsonaro, para justificar os aumentos, coloca a culpa nos governadores, informando que a alta se deve ao ICMS, imposto cobrado pelos estados. Esse argumento, no entanto, não passa de mais uma fake news do presidente.

"Sabe quanto o ICMS subiu desde quando Bolsonaro assumiu a presidência? Nada. Já a gasolina subiu 42%; o diesel 38%; e o gás de cozinha 41%. Ou seja, para a surpresa de zero pessoas, Bolsonaro está mentindo para você mais uma vez", diz o vídeo da liderança da Minoria.

Na peça audiovisual, é explicado também que Bolsonaro é o culpado pelo aumento nos preços dos combustíveis pois ele manteve a política de Michel Temer de atrelar o valor do petróleo ao dólar. "Ou seja, não importam os custos de produção e a margem de lucro da Petrobras. O preço é decidido lá fora. É por isso que o combustível está tão caro. Você ganha em real, mas está pagando em dólar, entendeu?", diz o narrador.

O vídeo foi compartilhado por inúmeras lideranças políticas, entre ela o ex-presidente Lula (PT). Assista.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1448409414680129540

Leia também

Petroleiros desmentem Bolsonaro: Culpa da alta dos combustíveis é da política de preços