Agroecologia fortalece economia em Maricá (RJ) com apoio da prefeitura

Município que é referência em ações sociais robustas, como Programa de Renda Básica e a moeda social Mumbuca, agora aposta na sustentabilidade ecológica para uma vida cidadã melhor

Foto: Prefeitura de Maricá
Escrito en BRASIL el

A prefeitura de Maricá (RJ) vem se destacando por implantar políticas pioneiras que impactam diretamente de forma positiva na vida cotidiana dos moradores da cidade. Primeiro surgiram o Programa de Renda Básica de Cidadania, considerado o maior laboratório de distribuição de renda da América Latina, e a moeda social Mumbuca. Agora, chegou a vez da agroecologia.

Ações voltadas à conscientização dos munícipes sobre sustentabilidade e a importância de manter uma alimentação saudável e de consumir frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos já são revertidas em iniciativas de produção e negócios verdes.

“Responsabilidade e respeito do plantio ao prato” é o slogan da campanha direcionada ao combate à fome por meio da oferta de alimentos cultivados por produtores rurais locais que não utilizam conservantes.

Os alimentos são colhidos na praça agroecológica de Araçatiba, nas hortas comunitárias de Itapeba, Guaratiba e Parque Nanci e na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. Tudo que é produzido por lá já vem sendo aproveitado na merenda das escolas da rede municipal, assim como no Restaurante Municipal Mauro Alemão (Inoã), bem como por moradores da cidade fluminense.

Até março de 2022 a Prefeitura de Maricá inaugurará mais duas praças agroecológicas como parte da estratégia de oferecer alimentos saudáveis e um futuro com mais qualidade de vida para seus cidadãos.

Outras medidas

A Prefeitura de Maricá realiza outras ações relacionadas ao desenvolvimento agroecológico do município, como o Sábado Agroecológico, que orienta a população sobre o manejo adequado para esse tipo de alimento, a Feira Agroecológica, com produtos locais, e o projeto Baldinhos do Bem, no qual o munícipe coloca suas sobras de matéria orgânica, como cascas e outras partes de frutas, legumes e verduras em pequenos baldes, que poderão posteriormente serem trocados por alimentos nas praças agroecológica maricaenses. A matéria orgânica arrecadada tem como destino uma usina de compostagem.