Marília Mendonça: acidentes ocorrem 16 vezes mais em táxi-aéreo do que em aviões comerciais

Acidente que vitimou a cantora e compositora na última sexta-feira (5) reacendeu a discussão sobre segurança aérea no Brasil

Foto: Reprodução TV Band
Escrito en BRASIL el

O acidente aéreo que provocou a morte de Marília Mendonça na sexta-feira (5) reacendeu a discussão sobre segurança aérea no Brasil. A grande pergunta que ficou é: os aviões pequenos são mais perigosos do que os grandes?

Números apontam que o índice de acidentes entre aparelhos de taxi-aéreo, como o da cantora e compositora, é 16 vezes maior que o de um avião comercial de passageiros.

Aeroportos melhores

Há várias razões para explicar o fenômeno. A mais convincente, no entanto, é do piloto Raul Marinho, gerente técnico da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). De acordo com ele, aviões grandes operam em melhores aeroportos.

"Aviões maiores só operam em aeroportos de grande porte, com pistas maiores, torre de controle, auxílios à navegação. Por sua vez, aviões menores voam nesses locais, mas, também, em aeroportos com pistas menores e mais estreitas, com outro tipo de operação", diz.

O táxi-aéreo, de acordo com reportagem do UOL, ainda é o segundo mais seguro. O pior índice de todos é o dos aviões agrícolas, com 131,46 acidentes por milhão de decolagens.

Veja abaixo a taxa de acidentes no Brasil em 2020, por milhão de decolagens, segundo a Anac:

Avião comercial de passageiros: 1,27 acidente por milhão de decolagens

Táxi-aéreo: 19,95 acidentes

Avião particular: 84,88 acidentes

Instrução: 94,21 acidentes

Agrícola: 131,46 acidentes

Notícias relacionadas

O acidente

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou, na tarde de sexta-feira (5), que Marília Mendonça e outras 4 pessoas morreram após queda do avião da cantora e compositora na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais. A artista, uma das maiores do país, partiu de Goiânia com direção ao estado mineiro para uma série de shows.

A princípio, a assessoria da cantora informou que ela e todos os passageiros e tripulantes passavam bem, informação que depois foi desmentida pelos bombeiros.

Depois, a assessoria divulgou uma nova nota: “Com imenso pesar, confirmamos a morte da cantora Marília Mendonça, seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, do piloto e copiloto do avião, os quais iremos preservar os nomes neste momento. O avião decolou de Goiânia com destino a Caratinga/MG, onde Marília teria uma apresentação esta noite. De momento, são estas as informações que temos.”, informou em nota a assessoria da cantora”.