Na semana da Consciência Negra, empresário denuncia mensagem racista de cliente: "Cabelo de vassoura"

Neto Rodrigues, de Anápolis (GO), ainda relatou que teve dificuldades para registrar o boletim de ocorrência na delegacia

Neto Rodrigues denunciou à polícia que foi alvo de racismo (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

O empresário autônomo Neto Rodrigues, de 23 anos, denunciou à Polícia Civil de Anápolis (GO), na última quarta-feira (17), que foi alvo de racismo e homofobia por parte de um cliente que estava interessado em comprar um calçado na loja online que o jovem mantém.

Através do WhatsApp, Rodrigues recebeu a seguinte mensagem na terça-feira (16): "É esse negão aí, cabelo de vassoura de limpar casa. Ele é até bonitão, mas queima". O jovem logo percebeu que cliente pretendia falar sobre ele a outra pessoa, mas enviou a mensagem por engano, a apagando na sequência - não antes do empresário salvá-las.

"Esse cliente já tinha consultado comigo alguns valores de tênis, mas não chegou a fechar [a compra]. Do nada recebi algumas mensagens e comecei a achar estranho. Quando eu percebi o que estava acontecendo, eu já printei", disse Rodrigues ao portal UOL.

O empresário foi à 4° Delegacia de Polícia Distrital de Anápolis no mesmo dia em que recebeu a mensagem para denunciar o ocorrido mas, segundo o que conta, teria enfrentado dificuldades para fazer o boletim de ocorrência. Um dos policiais teria dito que esses tipos de crime "não dão em nada". Ele insistiu e conseguiu registrar o fato na quarta-feira (17).

O suspeito, identificado apenas pelas iniciais E.B.C, prestou depoimento à polícia nesta sexta-feira (19) e está sendo investigado por injúria racial e homofobia.

Outro lado

Em nota, a defesa do suspeito afirmou que, na mensagem, ele não se referia a Rodrigues e que era direcionadas a amigos de futebol. Os advogados ainda alegam que o homem em questão é negro e que, portanto, "seria impossível o mesmo cometer qualquer crime de racismo e/ou injúria racial contra um igual".

*Com informações do UOL e 7 Minutos