Enem: Acesso à cidadania no Brasil é tema da redação da prova de 2021

"Bolsonaro quebrou a cara", disse o educador Daniel Cara sobre o tema da redação do Enem

Prova do Enem de 2019 | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O tema da redação do Enem de 2021 é "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Em meio a uma crise sem precedentes no Inep provocada por uma tentativa de intervenção do governo Jair Bolsonaro, a primeira etapa da prova está sendo aplicada neste domingo (21).

A escolha do tema, que trata de grave problemática social, foi celebrada por educadores. "Como previsto, Bolsonaro quebrou a cara. Tema da redação: 'Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'. O Enem é fruto da resistência dos servidores. Não podemos parar de repetir isso. Não podemos parar de defendê-los", escreveu Daniel Cara, dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, no Twitter.

A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, também aproveitou o tema para criticar a política social do governo Bolsonaro. "Num governo que nos nega o acesso à educação, saúde e direitos básicos, os estudantes terão que falar sobre os desafios de se conseguir ser um cidadão no nosso país", tuitou.

"Para garantir o acesso ao registro civil no Brasil é obrigatório se pensar em políticas públicas que incluam a população LGBT, povos originários e pessoas que estão em locais isolados. E a pergunta que fica: quanto o governo Bolsonaro fez?", completou Brelaz.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) foi pelo mesmo caminho: "Registro civil não garante direito à cidadania. No Brasil com Bolsonaro o direito de ser cidadão, pleno de direitos, tem sido negado, e com desmonte do IBGE, quem + precisa é inviabilizado. Com tema da redação do Enem dá pra resumir direitinho o que é a cara do governo do atraso!".

Crise no Enem

O Enem vive uma crise nos últimos dias, principalmente após um desligamento em série de 37 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) depois do pedido de exoneração do coordenador-geral de exames para certificação, Eduardo Carvalho Sousa, e do coordenador-geral de logística da aplicação, Hélio Junior Rocha Morais.

Servidores do órgão responsável pelo exame afirmaram à imprensa que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.

Segundo eles, houve tentativas de interferência no conteúdo das provas, situações de intimidação e despreparo do presidente do órgão, Danilo Dupas. O foco principal dessa intervenção seria as questões de história recente, em especial sobre a ditadura militar.

Durante viagem internacional aos Emirados Árabes, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que teria interferido no Enem. para que a prova tivesse “a cara do governo”.

Veja os temas da redação do Enem dos anos anteriores: 

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil - Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

https://twitter.com/DanielCara/status/1462482756152213515
https://twitter.com/brunabrelaz/status/1462466462807953411