Pesquisador tem condecoração retirada por Bolsonaro por ser contra cloroquina

Marcos Vinícius Lacerda, da Fiocruz, coordenador de um estudo que mostrou ineficácia do medicamento venerado pelo presidente, havia recebido a comenda um dia antes

Foto: Medium.com (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

O pesquisador Marcos Vinícius Guimarães de Lacerda, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), condecorado na quinta-feira (4) com a Ordem Nacional do Mérito Científico, teve sua comenda retirada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (5).

A decisão de tomar de volta o título foi por conta de Lacerda ter criticado o uso de cloroquina no combate à Covid-19, visto que o cientista coordenou um estudo, realizado no Amazonas, que demonstrou a ineficiência do fármaco na luta contra a doença provocada pelo vírus Sars-Cov-2. Ser contrário ao uso da cloroquina já rendeu, inclusive, uma série de ameaças ao pesquisador.

Criado há 28 anos, em 1993, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico tem por finalidade "condecorar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação", segundo a lei que a instituiu. Jair Bolsonaro entregou a ele mesmo este prêmio na tarde ontem, ainda que o líder extremista de direita tenha ficado conhecido no Brasil e no mundo por sua obtusa visão negacionista e anticiência.

O medicamento defendido pelo presidente já foi descartado como hipótese no tratamento da Covid-19 por todos os países do mundo e teve seu uso vetado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelos principais institutos e universidades do planeta após incontáveis estudos que mostraram sua total ineficácia, podendo em muitos casos produzir efeitos colaterais graves e até morte.