Passaporte da Vacina: Barroso torna documento obrigatório

A medida do ministro do STF é válida para todos os viajantes que chegarem do exterior ao Brasil

Luís Roberto Barroso suspende trechos da portaria de Bolsonaro que impedia demissão de não vacinados (Foto: Ascom/STF)Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en BRASIL el

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou a obrigatoriedade do passaporte da vacina para todos os viajantes que vierem do exterior ao Brasil.

A medida de Barroso possui algumas exceções: serão dispensados de apresentar o passaporte vacinal por conta de razões médicas e que, comprovadamente, venham de países que não tenham vacina ou por razão de questão humanitária.

Em sua decisão, Barroso declarou que há urgência para o tema por causa do aumento de viagens neste período do ano.

O ministro também alertou que o Brasil corre o risco de se tornar um destino turístico antivacina.

Por fim, Barroso afirmou que vai encaminhar a sua decisão ao plenário da Corte para uma sessão virtual.

"O ingresso diário de milhares de viajantes no país, a aproximação das festas de fim de ano, de eventos pré-carnaval e do próprio carnaval, aptos a atrair grande quantitativo de turistas, e a ameaça de se promover um turismo antivacina, dada a imprecisão das normas que exigem sua comprovação, configuram inequívoco risco iminente, que autoriza o deferimento da cautelar", escreve Barroso na decisão.

Barroso também destacou as milhares de vidas que já foram perdidas para a Covid-19. "São mais de 600 mil vidas perdidas e ainda persistem atitudes negacionistas", criticou o ministro.

Por fim, Barroso afirmou que a portaria editada pelo Ministério da Saúde "apresenta ambiguidades e imprecisões que podem dar ensejo a interpretações divergentes, em detrimento dos direitos constitucionais à vida e à saúde em questão".