Censo 2022: IBGE abre concursos com mais de 200 mil vagas; saiba como se inscrever

Inscrições poderão ser realizadas a partir das 16h desta quarta-feira (15). Serão abertas mais de 180 mil vagas para recenseador, que exige somente ensino fundamental completo

Foto: IBGE/Divulgação
Escrito en BRASIL el

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta quarta-feira (15) as inscrições para um processo seletivo com mais de 206 mil vagas para o Censo 2022.

Serão selecionados 206.891 agentes temporários para as funções de agente censitário municipal (5.450 vagas), agente censitário supervisor (18.420 vagas) e recenseador (183.021 vagas). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a empresa organizadora.

As inscrições poderão ser realizadas a partir das 16h desta quarta-feira até as 16h de 29 de dezembro através do site da FGV.

Na manhã desta terça-feira (14), abriram as inscrições para outros dois processos seletivos de contratação temporária de pessoal com 1.812 vagas, com remunerações previstas de R$ 1.700 e R$ 3.677,27, para as funções de agente censitário e coordenador censitário.

Como é cada função

Para a função de recenseador, é exigido ensino fundamental completo. A remuneração varia de acordo com a produção, ou seja, quanto mais coletas faz, mais recebe. O recenseador é responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores.

A duração do contrato é de três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e na disponibilidade de recursos orçamentários. O candidato poderá simular valores de remuneração por meio deste link.

Já para as funções de agente censitário, é exigido ensino médio completo. O agente censitário municipal é responsável por gerenciar o posto de coleta e por atividades administrativas e técnico-operacionais.

O agente censitário supervisor, por sua vez, está subordinado ao municipal, e  sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

A duração dos contratos é de cinco meses, podendo haver prorrogação. Aqueles que tirarem notas mais altas no concurso poderão assumir a função de agentes censitários municipais.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Além do salário, os agentes censitários terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais.

Censo cancelado em 2021

As pessoas que se inscreveram para os concursos de 2020 e 2021 do Censo precisarão fazer novamente a inscrição e pagar a taxa para participar desse novo processo seletivo. O IBGE já começou a devolução dos valores da taxa de inscrição de 2021.

A pesquisa era pra ter acontecido no ano passado, mas, após corte de verba do IBGE, foi cancelada. Segundo a Lei 8.184/1991, o Censo deveria ser feito a cada dez anos. Portanto, de acordo com a legislação, a pesquisa já deveria ter sido realizada em 2020, mas foi cancelada por causa da pandemia da Covid-19.

O último levantamento foi feito em 2010. Na ocasião o ex-presidente Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia receberam uma equipe do IBGE para responder ao questionário e incentivar que as pessoas participassem da pesquisa.