Governador Wellington Dias aumenta proposta de reajuste dos servidores de 8,83% para 10%

O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, declarou que a medida tem por objetivo valorizar o servidor público do estado do Piauí

Wellington Dias, governador do Piauí | magem: YouTube (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), autorizou nesta terça-feira (14) a elevação do índice de 8,83% para 10% do reajuste do vencimento e subsídio de todos os servidores do governo em 2022, assim como a antecipação da aplicação de maio para o mês de abril.

A medida do governador Wellington Dias é uma proposta de recuperação salarial referente à inflação dos anos 2019 e 2020, que seria de 8,83%, mas ficou em 10%, acima do índice de inflação.

Posteriormente, a proposta foi encaminhada à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O governador Wellington Dias declarou que a sua decisão é fruto de reivindicações da categoria.

"A decisão é fruto de reivindicações que recebi, portanto resolvemos arredondar para 10%. O reajuste é para todos os servidores e servidoras ativos, incluindo os comissionados, além de aposentados e pensionistas. Esperamos a aprovação pela Alepi, pois além de beneficiar os servidores, o equilíbrio fiscal do estado e a melhoria na renda permite uma melhor retomada da economia após quase dois anos de pandemia”, disse o governador.

Por sua vez, o secretário estadual de Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, a decisão mostra o compromisso do governador Wellington Dias com a "valorização do servidor público estadual".

“Após apelo dos parlamentares e da categoria dos servidores o governador decidiu ampliar o reajuste salarial global, o que junto com a tabela salarial de 2022, onde os servidores receberão o pagamento dentro do mês, demonstra o compromisso do Governo do Estado com o equilíbrio das contas públicas e com a valorização do servidor público estadual”, afirmou Fonteles.