Servidores da Anvisa reagem à intimidação de Bolsonaro com fotos nas redes: "Aprovei a vacina"

Bolsonaro pediu "lista" com nomes dos envolvidos na decisão da Anvisa que aprovou vacina contra a Covid para crianças, num gesto claro de perseguição, mas trabalhadores se adiantaram revelando suas identidades

Servidoras e servidores da Anvisa reagem à intimidação de Bolsonaro (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

Servidores que compõem o corpo técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveram expor seus nomes como forma de reagir à intimidação de Jair Bolsonaro, que pediu lista dos envolvidos na aprovação da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

"Sou servidor da Anvisa e aprovei a vacina", diz frase escrita em placa exibida por dezenas de trabalhadores. As fotos foram compiladas em um vídeo divulgado neste sábado (18) pela Associação de Servidores da Anvisa (Univisa). Confira.

Entenda

Em live nas redes sociais na última quinta-feira (17), Bolsonaro criticou a autorização da agência para a vacinação infantil e disparou, em um claro gesto de intimidação: "A Anvisa não está subordinada a mim, não interfiro lá. Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem são essas pessoas e, obviamente, formem o seu juízo".

“Não sei se são diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou o tal do corpo técnico. Mas seja qual for, você tem direito a saber o nome das pessoas que aprovaram a vacina a partir de 5 anos para seu filho. E você decida se essa vacina se compensa ou não”, declarou ainda.

Apesar de autorizada pela Anvisa, a vacinação contra a Covid-19 em crianças ainda não foi aprovada pelo governo Bolsonaro que, na contramão do mundo, coloca em dúvida as evidências científicas sobre a eficácia dos imunizantes. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que colocará o tema para discussão em uma "consulta pública".

Anvisa reage

Em nota divulgada na sexta-feira (18)a Anvisa afirmou que seu trabalho “é pautado na ciência e oferece ao Ministério da Saúde, o Gestor do Plano Nacional de Imunização – PNI, opções seguras, eficazes e de qualidade”. “Em outubro do corrente ano, após sofrer ameaças de morte e de toda a sorte de atos criminosos, por parte de agentes antivacina, no escopo da vacinação para crianças, esta Agência Nacional se encontra no foco e no alvo do ativismo político violento”, disse a entidade.

“A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explícita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão”, apontou.