Homem aparece com roupa da Ku Klux Klan em escola pública de SP; veja vídeo

O homem que resolveu entrar em uma unidade de ensino com roupa que remete a grupo extremista e racista, segundo deputado estadual, seria um professor; governo do estado foi acionado

Homem aparece com roupa da Ku Klux Klan em escola pública de SP (Foto: Twitter/Reprodução)
Escrito en BRASIL el

Um vídeo que circula nas redes sociais, nesta segunda-feira (20), mostra um homem, dentro de uma escola pública, com roupa que remete àquelas usadas pela Ku Klux Klan, movimento racista, antissemita e anticomunista, que unia grupos reacionários sob a bandeira da "supremacia branca", fundado no século 19 no Sul dos Estados Unidos.

A cena foi registrada na Escola Estadual Amaral Wagner, em Santo André (SP). Fórum tenta obter a data exata em que o vídeo foi gravado.

Segundo o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP), o homem vestido com roupa de grupo supremacista seria um professor da unidade de ensino.

"Inaceitável! Estou acionando a Seduc e a Diretoria de Ensino de Santo André contra essa cena racista e deplorável de um professor fantasiado com a roupa da Ku Klux Klan, dentro da EE Amaral Vagner. Racistas, não Passarão!", escreveu Giannazi ao divulgar o vídeo em suas redes sociais.

O vereador Wesley da Dialogue (Podemos), de Araçatuba (SP), também divulgou a cena em suas redes sociais e afirmou que o homem em questão é professor.

"O nosso estado não pode permitir que um professor de escola pública vá fantasiado com roupa do grupo supremacista Ku Klux Klan para a escola! O caso ocorreu na E.E Amaral Vagner", escreveu Wesley.

Confira

https://twitter.com/carlosgiannazi/status/1473060787027689477

Posicionamento da Seduc

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que, assim que soube do caso, abriu apuração preliminar e afastou imediatamente o professor envolvido, que é efetivo, até o término da apuração. A Diretoria de Ensino de Santo André formou uma comissão interracial para averiguar os fatos.

A Pasta não admite qualquer forma de discriminação e injúria racial. Com o compromisso de combater casos de racismo, a Seduc-SP trabalha veemente na formação de toda a rede com a Trilha Antirracista, bem como atua na promoção de um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro nas escolas.

A gestão da unidade e a Diretoria de Ensino de Santo André estão à disposição de pais e/ou responsáveis para esclarecimentos.