“Perseguição aos técnicos da Anvisa é uma vergonha nacional” diz Gilmar Mendes

O ministro do STF cobra investigação sobre ataques de Bolsonaro e quer garantia da segurança das famílias dos servidores da agência

Gilmar Mendes (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF)
Escrito en BRASIL el

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou os ataques feitos por apoiadores e pelo próprio Jair Bolsonaro aos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizaram a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos. 

“A perseguição aos técnicos da Anvisa é uma vergonha nacional. Mostra como o discurso do ódio chegou a níveis alarmantes no país. Aos servidores da agência, expresso minha solidariedade. Conclamo que as autoridades policiais investiguem e garantam a segurança das famílias”, postou Gilmar Mendes.

https://twitter.com/gilmarmendes/status/1472727980946468864

Grupos bolsonaristas querem prender diretores da Anvisa

Grupos apoiadores de Bolsonaro começaram a se mobilizar para pedir a prisão dos diretores da Anvisa que autorizaram a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

O presidente tentou intimidar a agência durante sua live, mas recebeu uma resposta dura da Anvisa.

“Pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem são essas pessoas e, obviamente, formem o seu juízo”, disse Bolsonaro, em clara ameaça e tentativa de intimidação.

Servidores reagem à intimidação de Bolsonaro

Servidores que compõem o corpo técnico da Anvisa resolveram expor seus nomes como forma de reagir à intimidação de Jair Bolsonaro, que pediu lista dos envolvidos na aprovação da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

“Sou servidor da Anvisa e aprovei a vacina”, diz frase escrita em placa exibida por dezenas de trabalhadores. As fotos foram compiladas em um vídeo divulgado neste sábado (18) pela Associação de Servidores da Anvisa (Univisa). 

Anvisa relata novas ameaças

Anvisa divulgou uma nota, neste domingo (19), informando que solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) proteção policial para seus diretores técnicos, que têm sofrido ameaças de negacionistas apoiadores do presidente contrários à autorização da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.