Fortes chuvas voltam a castigar a Bahia; milhares estão desabrigados

Governadores do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais enviaram ajuda ao estado, onde já foram registradas, desde o início do mês, pelo menos 17 mortes em meio aos temporais

Reprodução/Governo da Bahia
Escrito en BRASIL el

As fortes chuvas que vinham atingindo a Bahia desde o início do mês, após um breve período de trégua, voltaram a castigar o estado neste sábado (25). 19 cidades da região Sul foram atingidas pelos novos temporais e, por isso, o governador Rui Costa (PT) instalou uma base de apoio em Ilhéus.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), ao todo, desde o começo de dezembro, 3.788 pessoas ficaram desabrigadas e outras 10.955 estão classificadas como desalojadas (tiveram que deixar suas residências mas possuem outros lugares para ficar). A catástrofe climática deixou centenas de feridos e tirou a vida de pelo menos 17 pessoas.

Em pronunciamento, Rui Costa informou que as 19 cidades atingidas pelas chuvas neste sábado estão "embaixo d'água".

"Estamos mobilizando todos os esforços para socorrer as pessoas atingidas pela água, e nesse primeiro momento o esforço é para tirar pessoas de áreas de risco, de casas que eventualmente podem desabar", declarou o governador.

Até o momento, a Bahia recebeu ajuda dos governadores Flavio Dino (Maranhão), Renato Casagrande (Espírito Santo) e Romeu Zema (Minas Gerais), e espera contar com apoio do Ministério da Cidadania.

Confira o pronunciamento de Rui Costa sobre as chuvas

https://twitter.com/costa_rui/status/1474757764001976326