Número de mortos por chuvas na Bahia chega a 20; mais de 430 mil pessoas foram afetadas

Setenta e dois municípios estão em situação de emergência. "Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande“, disse o governador Rui Costa (PT)

(Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en BRASIL el

Subiu para 20 o número de mortos devido às fortes chuvas que atingiram a Bahia neste final de semana. Em todo o Estado, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelo temporal. As duas mortes mais recentes foram registradas em Itabuna, uma das cidades mais castigadas pelas enchentes.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), há 16.001 pessoas desabrigadas, o que significa dizer que elas precisam ser alojadas pelas prefeituras. Além disso, outras 19.580 ficaram desalojadas, ou seja, também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não precisaram de abrigo do município.

Setenta e dois municípios estão em situação de emergência, de acordo com dados desta segunda-feira (27). "Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande“, disse o governador Rui Costa (PT), que visitou os municípios neste final de semana.

Lula cobra presença das Forças Armadas

O ex-presidente Lula (PT) foi às redes sociais nesta segunda-feira (27) para cobrar a presença das Forças Armadas na Bahia. “Conversei com o governador Rui Costa, e é importante e urgente que as Forças Armadas, com sua estrutura de enfrentamento de calamidades, atuem no apoio para as vítimas das enchentes”, disse Lula.

O ex-presidente ainda cobrou que os militares sejam enviados ao Estado “sem nenhum tipo de veto político, mas sim para ajudar o povo da Bahia”.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) só se manifestou na manhã desta segunda-feira sobre a tragédia climática no Estado, se limitando a dizer que o governo está atuando “na desobstrução de rodovias, distribuição de alimentos, resgate, antecipação do Fundo de Garantia, etc.”, sem dar maiores detalhes.

Temas