VÍDEO: PM chuta o rosto de homem após abordá-lo na Zona Norte de SP

Imagens chocantes mostram policiais falando com três cidadãos depois de abordagem, quando um dos agentes, alterado, dá um tapa num dos averiguados e um pontapé na face assim que ele abaixa para pegar a bicicleta. Vítima parece desmaiar

Imagem: Policial agride homem após abordagem em SP (Twitter/Reprodução)
Escrito en BRASIL el

Um vídeo gravado por um morador do Jardim Brasil, na Zona Norte de São Paulo, mostra um policial militar agredindo um homem que acabava de ser averiguado com um violento chute no rosto. A vítima caiu no chão, aparentemente desmaiada após o golpe.

As imagens de violência extrema, com duração de 52 segundos, começam quando dois PMs falam com três cidadãos que, pelo comportamento, acabaram de ser abordados numa revista. Um dos policiais aparece tranquilo nas cenas, enquanto outro, mais alterado, fala o tempo todo. Em certo momento o servidor público manda que os averiguados saiam do local. O último dos homens a ir embora leva um forte tapa na cabeça e recebe ordens para que pegue sua bicicleta. Quando ele se abaixa para levantar o veículo, o agente dá um chute que acerta em cheio no seu rosto, fazendo-o cair no chão.

Nas fortes cenas é possível ver o número de patrimônio da viatura (M-05110), assim como a placa do veículo oficial (EJT 6256), o que levou a uma fácil identificação da unidade policial à qual pertencem os agentes: o 5° Batalhão Metropolitano da PM, com sede na Vila Pedrosa.

Procurado pela reportagem da Fórum, o comando do 5° Batalhão da Polícia Militar Metropolitano confirmou que o agressor, assim como seu parceiro, são da unidade e emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido e em relação às medidas que serão tomadas.

“O Comando do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, assim que tomou conhecimento das imagens da abordagem de uma de suas equipes, em 09/12, determinou o imediato afastamento dos policiais envolvidos na ação e a instauração de um inquérito policial militar para a rigorosa apuração dos fatos.  A Polícia Militar repudia veementemente tal ato e reafirma seu compromisso de proteger as pessoas e respeitar as leis, sendo absolutamente implacável contra eventuais desvios de conduta de seus agentes”, diz a íntegra do comunicado encaminhado à Fórum.

Comissão de Direitos Humanos da Alesp se pronuncia

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Emidio de Souza (PT), divulgou uma nota dizendo-se estarrecido com a atitude violenta do policial militar flagrado no vídeo e informou que o órgão entrará no caso cobrando apuração.

“As imagens revelam claro desacordo com os protocolos de abordagem da PM”, afirmou o deputado no texto. O parlamentar classificou as cenas como “revoltantes” e de “violência gratuita” e anunciou que encaminhou ofício à Corregedoria e à Ouvidoria da polícia exigindo providências.

“A PM existe para defender e não para agredir o cidadão. Qual a lógica desta abordagem? Policial é agente público da lei e precisa agir dentro da lei”, completou Emidio, indignado.

https://twitter.com/andrecaramante/status/1468986039159111697?s=20