Em conciliação no TRT, Ford suspende demissões e mantém negociação com trabalhadores

Trabalhadores devem retornar na próxima semana para produção de peças; presidente do sindicato de Camaçari avalia resultado como positivo e que indenizações seguem em debate

Reprodução
Escrito en BRASIL el

Em audiência de conciliação com sindicatos de trabalhadores na Justiça do Trabalho, a Ford aceitou suspender demissões nas fábricas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA) e manteve as negociações com os sindicatos dos trabalhadores. As audiências foram realizadas nesta quinta-feira (18). O acordo incluiu que os trabalhadores devem voltar ao trabalho, conforme escalas a serem feitas, a partir da próxima segunda-feira (22). A ideia é fabricar peças de reposição para os veículos que estão em circulação no país.

No dia 11 de janeiro, a montadora anunciou a decisão de fechar todas as suas fábricas no Brasil. Além dos complexos em Camaçari, na Bahia, e Taubaté, no interior de São Paulo, paulista, até o fim do ano devem ser encerradas as atividades da Troller, em Horizonte, no Ceará.

Na audiência no TRT-15, na Bahia, ficou decidido que as negociações serão mantidas por 90 dias, com a garantia de salários para todos os trabalhadores que forem ou não convocados para as atividades. Em contrapartida, a produção da empresa será retomada a partir de segunda-feira (22), às 6h.

A empresa se comprometeu ainda, na audiência com o TRT-15, a manter diálogo semanal com os sindicatos que representam os trabalhadores. As negociações devem envolver a direção mundial da Ford.

Sindicato

Em vídeo enviado à Fórum pela assessoria de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, o presidente da entidade, Júlio Bonfim, destaca que a conciliação teve o mérito de manter a negociação aberta. “A Ford colocava como tempo final de negociação o dia 18 de fevereiro, que foi ontem. Conseguimos estender por 90 dias”, afirmou.

O sindicalista disse que, nesse período, as conversas serão sempre em torno de estabelecer indenizações justas para os trabalhadores.

Bomfim afirmou que, nesta sexta-feira (19), o sindicato se reuniu com a Ford para negociar a volta ao trabalho. Segundo ele, as convocações anteriores, por e-mail, telegrama ou telefone, foram canceladas, uma vitória para os trabalhadores.

O líder sindical disse ainda que o sindicato pediu que a montadora deixe de fora da escala de trabalho as pessoas em grupo de risco para a Covid-19 e que aplique testes para detecção da doença nos trabalhadores que retomarão as atividades.