SP: governo anuncia reabertura de restaurantes, bares e academias

Durante coletiva, o governo do estado de São Paulo apresentou a chamada "fase de transição" do Plano SP que vai acompanhar a retomada dos serviços presenciais; toque de recolher está mantido

Viaduto Santa Ifigênia durante a quarentena. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O governo estadual de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (16), durante coletiva sobre a pandemia, que bares, restaurantes e academias poderão retomar o atendimento ao público, com restrições, dentro daquilo que eles chamaram de "fase de transição".

A medida começa a valer a partir deste domingo (18). Além dos serviços já citados, o setor de comércio e os cultos religiosos poderão retomar, gradualmente, as suas atividades.

A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, disse que a primeira etapa dessa fase vai durar quinze dias. Ellen reforçou que o toque de recolher permanece e que as empresas devem manter o escalonamento dos funcionários para diminuir o fluxo no transporte público.

As regas apresentadas hoje "serão únicas" e valerão para todo o estado de São Paulo.

Entre os dias 18 e 23 de abril as atividades comerciais poderão acontecer entre as 11h e 19h, período em que estará autorizado a realização de atividades religiosas, mas com restrições.

Entre os dias 24 e 30 de abril serão incorporados outros serviços, que vão funcionar no mesmo horário, tais como salão de beleza, restaurantes e barbearias.

O horário será diferente para as academias, que poderão receber os clientes em dois períodos: das 7h às 11h e das 15h às 19h.

Em todos os casos, os estabelecimentos só poderão operar com 25% da capacidade e com protocolos sanitários rigorosos.

O toque de recolher será mantido até o fim de abril.