Mayra desmente Mayra: vídeo de Manaus mostra que ela visitou UBSs para difundir "tratamento precoce"

Na CPI, a "Capitã Cloroquina" afirmou que não visitou nenhuma unidade de saúde em Manaus para recomendar tratamento sem eficácia contra a Covid; ofício e vídeo a desmentem; assista

Mayra Pinheiro na CPI do Genocído (à esquerda) e Mayra Pinheiro na coletiva em Manaus em que confirma visitas a UBSs (à direita) - Reprodução
Escrito en BRASIL el

A médica cearense Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, afirmou aos senadores da CPI do Genocídio no Senado, nesta terça-feira (25), que não visitou nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Manaus (AM) para difundir o "tratamento precoce" contra a Covid durante sua passagem pela cidade, em janeiro.

A "Capitã Cloroquina", como é conhecida, confirmou a existência de um ofício assinado por ela em que informa que visitaria UBSs da capital amazonense para orientar sobre o uso de remédios do chamado "tratamento precoce", que não tem eficácia comprovada contra a doença do coronavírus. No ofício, datado de 7 de janeiro e encaminhado à secretaria municipal de Saúde de Manaus, a secretária ainda afirma que é "inadmissível a não adoção" da orientação do tratamento.

Confira a íntegra do ofício, obtido pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) através de requerimento de informações.

https://twitter.com/padilhando/status/1397195607165526024

Questionada sobre essa afirmação na CPI, Mayra disse que "no contexto da quantidade de óbitos, como médica, é inadmissível não ter a adoção de todas as medidas", e insistiu que, apesar da existência do ofício contendo a orientação e avisando sobre suas visitas às UBSs, ela não foi a nenhuma unidade.

"Não, senhor. Não, não, não. Não não visitei a não visitou para recomendar o tratamento. Não visitei nenhuma unidade", respondeu a secretária ao ser questionada pelo relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

No dia 4 de janeiro, quando estava em Manaus, no entanto, Mayra Pinheiro concedeu uma entrevista de imprensa reforçando sua orientação sobre o uso de remédios do "tratamento precoce" para a Covid e confirmando que visitou, sim, Unidades Básicas de Saúde.

A coletiva foi dada ao lado do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima (PSC). "Só para as pessoas entenderem melhor. A doutora Mayra está junto com sua equipe percorrendo as unidades de saúde. Hoje a gente esteve cedo no hospital Delfim Aziz, e assim também ela vai fazer com a equipe em todos os hospitais que são referências para o atendimento à Covid", afirma Lima, ao que Mayra concorda com um sinal de afirmativo, balançando a cabeça.

Depois, a secretária ainda afirma: "Peço de novo a todos os profissionais que trabalham nas UBSs, que prescrevam após de diagnosticarem clinicamente seus pacientes, o tratamento precoce. Ele pode salvar vidas. Essas orientações já foram dadas pelo Ministério da Saúde desde maio".

Assista.

https://twitter.com/desmentindobozo/status/1397197172756684808

Como se não bastassem o ofício e a coletiva, registrada em vídeo, Mayra Pinheiro ainda deu entrevista durante uma visita ao Hospitial Delphina Aziz, em Manaus, também em 4 de janeiro. "Estamos aqui para somar esforços à gestão pública estadual e municipal para traçar uma estratégia, um novo contingenciamento, para a resolução da crise atual", disse à época.