Freixo critica violência policial contra indígenas: “Muito grave e triste”; veja vídeo

A Polícia Militar do Distrito Federal atacou indígenas, que faziam protesto pacífico no entorno da Câmara contra projeto de lei que inviabiliza demarcações de terra

Marcelo Freixo - Foto: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), líder da Minoria na Câmara, repudiou o violento ataque da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal contra indígenas, que realizavam um protesto pacífico, nesta terça-feira (22), na porta do Parlamento. Eles são contra o Projeto de Lei (PL) 490/2007, que seria votado a partir das 13 horas.

“Os índios estão corretamente, democraticamente, lutando porque o que está sendo aprovado no Congresso é um retrocesso civilizatório. Então, as medidas provisórias, as leis colocadas em pauta, podem e devem ter protesto da população”, disse Freixo, durante a cerimônia de filiação sua e do governador do Maranhão, Flávio Dino, ao PSB.

“Há uma quantidade muito grande de indígenas em Brasília nesse momento corretamente lutando pelos seus direitos. A polícia de Choque, se não me engano a polícia do Distrito Federal, agiu com imensa violência, tem muita gente ferida, recebi a informação que também tem policiais feridos”, acrescentou Freixo.

“Nós vamos ter que agir, porque isso acontece no entorno da Câmara dos Deputados e não é possível que a população indígena seja tratada dessa maneira no Parlamento. Isso é muito grave e triste, é um sinal de tudo aquilo que a gente falou. Talvez seja a materialização de tudo o que a gente falou que tem que enfrentar”, completou o deputado.

https://twitter.com/minorianacamara/status/1407379635055349768

Bandeira bolsonarista

O PL 490 seria o quarto item da pauta da reunião da CCJ, mas sua votação foi cancelada. O projeto é uma bandeira ruralista e bolsonarista que, se aprovado, na prática vai inviabilizar as demarcações e permitir a anulação de Terras Indígenas, que serão entregues ao garimpo, construção de estradas e grandes hidrelétricas.

Solidariedade

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) em solidariedade aos indígenas: "Emprestei minha voz como 'megafone' em apoio ao movimento indígena que, ao protestar contra a votação do PL 490, foi atacado com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Mulheres e crianças choravam. Anciãos botavam a mão na cabeça p/ se protegerem. Estamos em guerra?!, postou.

https://twitter.com/perpetua_acre/status/1407393466032824321