Marinha omite informações sobre sargento preso por críticas a Bolsonaro

Instituição se recusou a responder questionamentos sobre a situação de Michel Uchiha, alvo de prisão disciplinar na Escola Naval do Rio de Janeiro

Michel Uchiha (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

Questionada pela imprensa, a Marinha tem se recusado a fornecer informações sobre o terceiro sargento Michel Uchiha, alvo de duas sindicâncias internas na instituição após ter sido denunciado por críticas ao presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais durante as eleições do ano passado. Ele cumpre prisão domiciliar.

Leia também: Sargento denuncia perseguição de militares da Marinha após se lançar pré-candidato pelo PSB

A Marinha foi questionada pelo jornalista Guilherme Amado, na manhã de sexta-feira (4), sobre a situação de Uchiha. A instituição das Forças Armadas se recusou a responder.

Segundo a Marinha, o primeiro procedimento contra Uchiha investigava o sargento por “declarações ofensivas em redes sociais” e o segundo, no qual se insere a punição, concluiu que o militar mentiu durante uma audiência disciplinar sore o caso. A audiência foi realizada em janeiro deste ano.

A postagem pela qual Uchiha está sendo punido tem relação com o fato de quando, durante uma coletiva, o presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre os R$ 89 mil repassados, em cheques, à primeira-dama Michelle Bolsonaro por Fabrício Queiroz, que era assessor do então deputado estadual Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ) e é acusado de liderar o esquema das rachadinhas no gabinete de Flávio.

O militar era filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e, durante a eleição, se licenciou das obrigações militares para se candidatar a uma vaga na Câmara dos Vereadores do Rio.