Vereador Renato Freitas denuncia que guardas municipais debocharam de sua prisão

O petista foi provocado por um bolsonarista em uma ação de convocação para os atos contra o presidente, mas só ele foi preso; "Tiraram foto como seu eu fosse um troféu"

Renato Freitas (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

Em vídeo gravado ao deixar a delegacia após ser preso em Curitiba, na noite desta sexta-feira (23), o vereador Renato Freitas (PT-PR) denunciou que os guardas municipais que o prenderam fizeram deboche da situação.

Freitas estava em uma barraca montada pelo PT na praça Rui Barbosa para convocar a população para o ato contra Jair Bolsonaro que ocorre no sábado (24) e teria sido provocado por um bolsonarista, que teria tentado agredi-lo enquanto gritava "fora, Bolsonaro" em um megafone.

O vereador, então, teria tentado afastar o homem com o próprio megafone. O bolsonarista, por sua vez, teria acionado os guardas municipais dizendo que foi agredido.

“Ele chamou a guarda, expliquei a situação, falei para pegarem as imagens da câmara. O fato é que eu fiquei como o agressor de uma situação que ele [o bolsonarista] incitou”, disse Freitas.

O petista afirmou, ainda, que os guardas não quiseram ouvir sua explicação e já o imobilizaram e o agrediram. Somente o vereador foi preso.

Segundo Freitas, os agentes ainda teriam zombado de sua prisão. "Pegaram meu rosto e começaram a tirar foto como se eu fosse um troféu. Dentro da viatura, ficaram ouvindo musica no último volume, comemorando minha prisão", relatou.

Truculência

Imagens mostram os agentes agindo com truculência contra o vereador, que foi arrastado para uma viatura e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Assista.

https://twitter.com/EduardoMatysiak/status/1418702581413695490

Fórum entrou em contato com a delegacia e o investigador Nascimento disse que não poderia dar mais informações sobre o caso, se limitando a dizer que Freitas foi detido por “discussão política” e, segundo ele, causado “lesão corporal” em uma “vítima”.

PT solta nota e diz que vai tomar providências

Logo após a notícia da prisão de Freitas, os diretórios do PT de Curitiba e do Paraná divulgaram nota repudiando o ocorrido e dando detalhes sobre a abordagem dos guardas municipais.

O partido informou, ainda, que já está tomando as providências contra a “injustiça”.

Confira a íntegra da nota.

“O PT Curitiba e o PT Paraná repudiam veementemente mais uma ação irregular e preconceituosa das forças de segurança pública contra o vereador do PT em Curitiba, Renato Freitas, que está nesse momento detido no 8º Distrito Policial de Curitiba, no bairro Portão.

Até quando vamos sofrer tamanha humilhação e violência?

A prisão ocorreu enquanto Renato participava da atividade de convocação, na Praça Rui Barbosa, para o ato Fora Bolsonaro que acontece amanhã, 24 de julho. Ele foi detido pela Guarda Municipal de Curitiba por discursar contra Bolsonaro no megafone e pedir fim ao seu desgoverno.

Até quando esse regime de exceção vai existir? Basta!

O Partido dos Trabalhadores já está tomando todas as medidas para que mais essa injustiça contra o Renato seja desfeita o mais rápido possível.

Arilson Chiorato
Presidentes do PT Paraná

Angelo Vanhoni
Presidente do PT Curitiba”