Vereador Renato Freitas (PT), de Curitiba, é preso pela segunda vez em menos de 2 meses; veja vídeo

Imagens mostram guardas municipais agindo com truculência contra o vereador, que participava de um protesto contra Jair Bolsonaro; à Fórum, polícia falou em "discussão política" e "lesão"

Reprodução
Escrito en BRASIL el

O vereador Renato Freitas (PT-PR) foi preso pela Guarda Municipal de Curitiba (PR) na noite desta sexta-feira (23).

O petista, que é negro e usa cabelo blackpower, recorrentemente é alvo de ações truculentas da polícia e foi detido em junho por "perturbação ao sossego" enquanto ouvia música e jogava basquete com um amigo.

Desta vez, Freitas estava em uma barraca montada pelo PT na praça Rui Barbosa para convocar a população para o ato contra Jair Bolsonaro que ocorre no sábado (24) quando foi abordado por guardas municipais. Imagens mostram os agentes agindo com truculência contra o vereador, que foi arrastado para uma viatura e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Assista.

https://twitter.com/EduardoMatysiak/status/1418702581413695490

Fórum entrou em contato com a delegacia e o investigador Nascimento disse que não poderia dar mais informações sobre o caso, se limitando a dizer que Freitas foi detido por "discussão política" e, segundo ele, causado "lesão corporal" em uma "vítima".

A reportagem apurou que um bolsonarista teria tentado tirar o megafone do vereador e, então, foi iniciado um princípio de confusão. Somente Freitas, no entanto, foi preso.

O petista foi liberado e, ao sair da delegacia, deu detalhes sobre como foi detido. Segundo Freitas, ele gritava "fora, Bolsonaro" em um megafone quando um bolsonarista tentou agredi-lo.

O vereador, então, teria tentado afastá-lo com o próprio megafone. O bolsonarista, por sua vez, teria acionado os guardas municipais dizendo que foi agredido.

"Ele chamou a guarda, expliquei a situação, falei para pegarem as imagens da câmara. O fato é que eu fiquei como o agressor de uma situação que ele [o bolsonarista] incitou", disse Freitas.

O petista afirmou, ainda, que os guardas não quiseram ouvir sua explicação e já o imobilizaram e o agrediram. Segundo Freitas, os agentes ainda teriam zombado de sua prisão.

Assista.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Renato Freitas (@renatofreitasvereador)

PT solta nota e diz que vai tomar providências

Logo após a notícia da prisão de Freitas, os diretórios do PT de Curitiba e do Paraná divulgaram nota repudiando o ocorrido e dando detalhes sobre a abordagem dos guardas municipais.

O partido informou, ainda, que já está tomando as providências contra a "injustiça".

Confira a íntegra da nota.

“O PT Curitiba e o PT Paraná repudiam veementemente mais uma ação irregular e preconceituosa das forças de segurança pública contra o vereador do PT em Curitiba, Renato Freitas, que está nesse momento detido no 8º Distrito Policial de Curitiba, no bairro Portão.

Até quando vamos sofrer tamanha humilhação e violência?

A prisão ocorreu enquanto Renato participava da atividade de convocação, na Praça Rui Barbosa, para o ato Fora Bolsonaro que acontece amanhã, 24 de julho. Ele foi detido pela Guarda Municipal de Curitiba por discursar contra Bolsonaro no megafone e pedir fim ao seu desgoverno.

Até quando esse regime de exceção vai existir? Basta!

O Partido dos Trabalhadores já está tomando todas as medidas para que mais essa injustiça contra o Renato seja desfeita o mais rápido possível.

Arilson Chiorato
Presidentes do PT Paraná

Angelo Vanhoni
Presidente do PT Curitiba”