Truculência policial: Lula se solidariza com vereador Renato Freitas, preso em Curitiba

Ex-presidente foi às redes para denunciar a detenção violenta do parlamentar petista, jogado no chão e algemado pela Guarda Municipal da capital paranaense. “Exigimos respeito"

Foto: Edição de imagens
Escrito en BRASIL el

A prisão em circunstâncias violentas do vereador Renato Freitas (PT), de Curitiba, por “discussão política” e “lesão corporal”, fez o ex-presidente Lula se manifestar em seu perfil oficial no Twitter ainda na noite de sexta-feira (23). Ele se solidarizou com o jovem parlamentar negro e denunciou a agressividade da abordagem sofrida por Freitas.

“Minha solidariedade ao vereador Renato Freitas (PT), vítima de truculência policial em Curitiba, depois de enfrentar a provocação de um bolsonarista. Renato tem a cara de uma juventude que luta e disputa os espaços de poder pela construção de um futuro mais justo. Exigimos respeito.”, escreveu o líder petista.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1418734903957639171

O membro da Câmara Municipal da capital do Paraná, que tem sido preso frequentemente por forças de segurança do estado, estava numa barraca montada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na praça Rui Barbosa, que serve como base para a convocação de populares para as manifestações de rua contra Jair Bolsonaro. Ele teria se envolvido numa discussão em decorrência de uma provocação feita por seguidores do presidente e, a partir daí, as circunstâncias de sua prisão não ficaram claras.

Imagens gravadas por companheiros de Freitas mostram o rapaz jogado no chão, de bruços, sendo segurado por pelo menos quatro guardas municipais, enquanto é algemado. Um deles puxada a cabeça do vereador com força e afasta seu cabelo, num gesto que parece ter o intuito de mostrar seu rosto para que outro agente o filme e fotografa.

Segundo o vereador do PT, os guardas municipais ainda debocharam de sua prisão e ficaram o fotografando como um troféu. Ele conta ainda que, durante o caminho para a delegacia, os membros da GM que o conduziam ficaram ouvindo música em volume alto.