Flávio Bolsonaro sofre revés em inquérito no Tribunal Eleitoral

O filho do presidente pretendia que o TRE-RJ considerasse o juiz Flávio Itabaiana suspeito nas investigações sobre possíveis crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Flávio Bolsonaro - Foto: Agência Senado
Escrito en BRASIL el

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) sofreu, na terça-feira (10), um revés na Justiça. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou um pedido da defesa do filho do presidente para que o juiz Flávio Itabaiana fosse declarado suspeito. As informações são do blog de Bela Megale, em O Globo.

O magistrado investiga se o senador cometeu lavagem de dinheiro e falsidade ideológica ao declarar seus bens à Justiça Eleitoral. As argumentações da defesa foram derrotadas por 4 votos a 2. O caso corre sob sigilo.

De acordo com os envolvidos no processo, a ideia da defesa do senador seria utilizar uma eventual suspeição de Itabaiana com o objetivo e anular todas as decisões que ele proferiu na esfera criminal, quando esteve à frente do caso das rachadinhas.

Itabaiana foi o responsável por ações como a quebra do sigilo bancário e fiscal de Flávio Bolsonaro e a prisão de seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

Manobra

A conclusão do julgamento ocorreu com o voto-vista do vice-presidente e corregedor da corte, Elton Leme. Ele se posicionou contra a suspeição de Itabaiana.

Durante a sessão, o desembargador Roy Reis Friede, empossado em maio como membro efetivo do TRE-RJ, quis mudar o voto do antecessor, Guilherme Couto, que já tinha se posicionado contra a suspeição.

A manobra foi apontada como uma tentativa de agradar a Jair Bolsonaro, pois Friede aspira uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). No entanto, não obteve êxito.