Cidade de SP libera "xepa" para antecipar segunda dose da vacina

Objetivo é a imunização total da população adulta e conter a variante Delta

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do RioCréditos: Fabio Motta/Prefeitura do Rio
Escrito en BRASIL el

A partir da próxima segunda-feira (16) a prefeitura da cidade de São Paulo vai abrir inscrições para a fila de espera da "xepa". O objetivo é antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Dessa maneira, os interessados devem se cadastrar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sua região e serão convocados quando houver frascos de vacinas abertos.

Imunização da população adulta

Neste domingo (15) a cidade de São Paulo deve concluir o calendário de vacinação contra a Covid para adultos acima de 18 anos.

Com a liberação da "xepa", será reduzido o intervalo entre a primeira e a segunda dose.

Quem recebeu a primeira dose dos imunizantes da AstraZeneca ou Pfizer, será chamado a partir de 60 dias da aplicação da primeira.

Por sua vez, aqueles que receberam a primeira dose da Coronavac, serão chamados a partir de 15 dias da primeira dose.

O objetivo da prefeitura de SP, além de avançar com a imunização total da população adulta, é não desperdiçar doses remanescentes das vacinas e conter a variante Delta.

De acordo com determinação da prefeitura, a UBS deve manter uma lista de espera com os usuários residentes da cidade de São Paulo, elegíveis em sua área de abrangência, moradores, estudantes e quem trabalha na região das unidades.

Conter a variante Delta

Em coletiva realizada no dia 23 de julho, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a antecipação da segunda dose das vacinas da Pfizer e AstraZeneca poderia acontecer caso houvesse estoque suficiente de doses.

A antecipação da aplicação da segunda dose tem sido implementada por outros estados como estratégia para barrar o avanço da variante Delta.

Mas, alguns infectologistas atentam para o fato de que a antecipação da segunda dose pode diminuir a eficácia dos imunizantes, isso de acordo com pesquisas acadêmicas sobre o tema.